4 2Efeitos a longo prazo de vitimização na escolaExperiências e percepções de mães adolescentes sobre o atendimento de saúde para o bebê 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

COSTA, Mariela Cristina de Aguiar et al. Inclusão social pelo trabalho: a qualificação profissional para pessoas com deficiência intelectual. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2011, 4, 2, pp.200-214. ISSN 1983-8220.

Pesquisas têm indicado que pessoas com deficiência intelectual são incluídas em menor número nas organizações quando comparadas com outros tipos de deficiência. Como a falta de qualificação dessas pessoas tem sido uma justificativa para sua não-contratação, este estudo investigou como ocorre a qualificação profissional de pessoas com deficiência intelectual nas APAES de cinco cidades da região do Campo das Vertentes em Minas Gerais. Foram aplicados questionários sociodemográficos e realizadas entrevistas com 18 alunos e um professor de cada instituição. Os resultados demonstram que oficinas profissionalizantes contribuem em vários aspectos, desde ensinar uma atividade profissional até trabalhar questões relativas aos diversos aspectos da vida do sujeito, como saúde e educação. Entretanto, o processo de qualificação profissional se configura em uma teia de tensões, muitas vezes contraditórias, abrangendo diferentes visões e expectativas por parte dos atores envolvidos, como a Federação das APAEs, as instituições, as famílias e as próprias pessoas com deficiência.

: Inclusão Social; Deficiência Intelectual; Qualificação Profissional; Mercado de Trabalho.

        ·     · |     · ( pdf )