4 Sustentabilidade organizacional: a proposição de uma framework representativa do agir competente para seu acontecimentoA economia solidária: variantes e alguns suportes constitutivos 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

LUNARDI, Guilherme Lerch; FRIO, Ricardo Saraiva    BRUM, Marilia de Marco. Tecnologia da informação e sustentabilidade: levantamento das principais práticas verdes aplicadas à área de tecnologia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2011, 4, spe, pp.159-172. ISSN 1983-8220.

As questões envolvendo os problemas ambientais tornaram-se uma grande preocupação mundial nos últimos anos. E mesmo que a área de Tecnologia da Informação (TI) tenha contribuído bastante para a construção desse panorama, cada vez mais, diretores e gerentes de TI têm se mostrado preocupados com o impacto ambiental proporcionado pela TI. Essa situação tem feito com que diferentes práticas venham sendo adotadas de modo a reduzir o desperdício e aumentar a eficiência dos processos relacionados à operação dos computadores, sendo comumente referidas pelos praticantes da área como iniciativas de TI Verde. Assim, objetivou-se nesta pesquisa identificar as principais práticas de TI Verde adotadas pelas organizações. O estudo, realizado a partir da análise de 196 anúncios publicados na internet sobre esse tema, identificou 37 diferentes práticas de TI Verde, agrupadas em sete categorias distintas: práticas de conscientização, datacenter verde, descarte e reciclagem, fontes alternativas de energia, hardware, impressão e software.

: Problemas Ambientais; Tecnologia; TI Verde.

        ·     · |     · ( pdf )