9 1Constituição especular do desejo e sua atualização no adultoO trabalho criativo: perda, luto e metáfora 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

NAVES, Flaviana Franco. Interfaces entre a psicologia sócio-histórica e a educação popular com adolescentes. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2016, 9, 1, pp.32-49. ISSN 1983-8220.

Este artigo tem como objetivo ampliar os conhecimentos produzidos acerca da prática em educação popular (EP) com adolescentes a partir da análise dos sentidos de um educador popular sobre sua atuação com adolescentes de classe baixa. A orientação epistemológica e metodológica adotada foi a da Psicologia Sócio-Histórica. A análise demonstrou que os sentidos constituídos pelo educador popular acerca de sua prática são de que ela pretende ser um meio de desvelamento e execução da contra-hegemonia, de emancipação do jovem e, sobretudo, um movimento que constitua uma práxis transformadora contribuindo para a construção de um mundo mais justo e solidário. Essas análises também me convidaram a refletir sobre aspectos em que a educação popular e psicologia podem colaborar entre si. Espero que este artigo seja útil aos profissionais que atuam, sobretudo no campo da educação com adolescentes.

: Psicologia Sócio-Histórica; Educação Popular; Adolescência; Concepção de Adolescência; Transformação Social.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License