10 1Trabalho intenso: opção ou condição? 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

ALMEIDA, Vanessa Maria    TEODORO, Maycoln Leôni Martins. Vulnerabilidade cognitiva para depressão em crianças e adolescentes: uma revisão de literatura. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2017, 10, 1, pp.133-148. ISSN 1983-8220.

Vulnerabilidade cognitiva para a depressão diz respeito à presença de cognições que predispõem os sujeitos ao desenvolvimento do transtorno. Ainda não se tem claramente como se dá esse processo em crianças e adolescentes. Este estudo buscou evidências na literatura acerca da vulnerabilidade cognitiva para a depressão nessas faixas etárias. Utilizou-se o modelo cognitivo e o modelo de estilo atribucional como fundamentos teóricos. Foram consultadas sete bases de dados e, como resultado, 13 artigos compuseram a revisão. Poucas evidências de vulnerabilidade cognitiva para a depressão em crianças e adolescentes foram encontradas. Possíveis razões são dadas para este resultado, ressaltando-se o fato de que as cognições podem não predispor para a depressão quando ainda estão em processo de constituição. Propostas para trabalhos futuros foram apontadas.

: Vulnerabilidade cognitiva; Depressão; Criança; Adolescente; Diátese-estresse.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License