14 1Família, gênero e jornada de trabalho: uma revisão sistemática de literaturaParque público e criminalidade: preditores ambientais da percepção de (in)segurança 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

ROVARIS, Jéssica Aline    BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Comparação de comportamentos maternos e infantis diferenciados pelo sexo, escolaridade e problemas de comportamento. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2021, 14, 1, pp.1-29. ISSN 1983-8220.  https://doi.org/10.36298/gerais202114e15816.

Este estudo buscou descrever e comparar práticas educativas e comportamentos infantis em crianças diferenciadas por problema de comportamento, escolaridade e sexo. Participaram 155 mães de crianças da rede pública de ensino, em idade pré-escolar ou escolar, de ambos os sexos, que responderam aos instrumentos CBCL, RE-HSE-P. Os dados foram analisados por meio do teste t de Student. O estudo encontrou que meninos e crianças com problemas de comportamento são mais expostas às práticas negativas e as mães se queixam mais frequentemente de seus comportamentos. Por outro lado, as meninas obtiveram maiores médias para habilidades sociais e práticas positivas. Foram encontradas práticas específicas e comportamentos infantis mais frequentes para grupos diferenciados pelo sexo ou pelo diagnóstico de problemas de comportamento, tanto do ensino infantil quanto do fundamental. Análises como essas podem colaborar para o desenvolvimento de estratégias de intervenção para grupos focais.

: Comportamento materno; Práticas educativas; Habilidades sociais; Problema de comportamento; Relações entre comportamentos.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License