14 2Família na visão dos psicólogos do CRASQuando o trabalho exige lidar com a morte: o caso dos necrotomistas 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

CAETANO, Júlia Roberta de Oliveira Carvalho    TEIXEIRA, Antônio Márcio Ribeiro. Acompanhamento terapêutico: considerações sobre uma clínica a céu aberto. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2021, 14, 2, pp.1-24. ISSN 1983-8220.  https://doi.org/10.36298/gerais202114e16307.

O presente estudo pretende abordar o Acompanhamento Terapêutico (AT) e sua prática a partir do viés da psicanálise, o qual questionamos enquanto método para o AT. Discorreremos sobre a história da loucura, compreendendo quais posições o louco ocupou na sociedade e ressaltando o papel do discurso científico em seu tratamento. Veremos como a Reforma Psiquiátrica possibilitou a liberdade do tratamento, bem como o surgimento do AT. Considerando a especificidade do AT no encontro com o contingente, analisaremos o conceito aristotélico da prudência, que se articula com a contingência, visto que discursamos acerca de uma clínica em movimento que se depara com variáveis não controláveis. A prudência nos dirá de um saber que se manifesta a partir da contingência, logo, pensaremos nessa lógica a serviço de um método que se constrói na colocação em ato. Concluímos ressaltando a função política do AT de sempre reforçar o cuidado em liberdade.

: Acompanhamento terapêutico; Psicanálise; Reforma psiquiátrica; Prudência.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License