14 Juventude brasileira e o trabalho no tráfico de drogas: pauperização, precarização e superexploração 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

ALBUQUERQUE, Leonam Amitaf Ferreira Pinto de    ALBERTO, Maria de Fátima Pereira. Profissionais de Psicologia na política de adoção: produção científica nacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2021, 14, spe, pp.1-23. ISSN 1983-8220.  https://doi.org/10.36298/gerais202114e18526.

Este estudo tem por objetivo mapear a produção científica nacional sobre a atuação dos profissionais de Psicologia na política de adoção. Por meio de levantamento nas bases SciELO e Plataforma de Periódicos da Capes, com os descritores adoção e Psicologia, entre 2010 e 2017, foram recuperados 28 artigos, sendo encontradas definições de família tradicionais e não normativas. O conceito de adoção foi abordado sob diferentes perspectivas e foram apontadas conquistas e desafios do direito à convivência familiar. A preparação foi concebida como espaço de reflexão para os pretendentes e seus familiares. A equipe pode contribuir para a reintegração familiar. Conclui-se que os temas elencados perpassam a inserção da Psicologia no campo do direito à convivência familiar, contribuindo para a compreensão da atuação dos profissionais de Psicologia sob uma perspectiva crítica.

: Psicólogos; Adoção; Política pública.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License