12 3Preditores da decisão da aposentadoria por servidores públicos federaisTrabalho significativo e felicidade humana: explorando aproximações 
Home Page  


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

 ISSN 1984-6657

ZANELLI, José Carlos. Processos Psicossociais, bem-estar e estresse na aposentadoria. Rev. Psicol., Organ. Trab. []. 2012, 12, 3, pp.329-340. ISSN 1984-6657.

O objetivo deste ensaio é analisar as características psicossociais que facilitam o enfrentamento adequado dos estressores na transição para aposentadoria. Parte-se do pressuposto de que as mudanças são contínuas e inerentes ao desenvolvimento humano. Desse modo, a aposentadoria é mais um evento, embora significativo, entre tantas mudanças. O texto está subdivido em três seções. A primeira seção trata de eventos contingentes ao afastamento das atividades usuais de trabalho. Entre tais eventos, estão as reorganizações das tarefas cotidianas, as percepções de perdas e ganhos, o planejamento e o modo como o novo período é vivenciado. Na segunda, mudanças interpessoais relevantes na transição para aposentadoria são analisadas, como a alternância de grupos de referência e a possibilidade de maior convívio familiar e conjugal. Na terceira, os principais aspectos relacionados às finanças, ao tempo livre e ao bem-estar implicam manejo econômico pessoal e familiar, estilo de vida e consumo, diferenças na utilização do tempo livre e realização dos desejos e busca de satisfação com a vida. Ao final, ressalta-se que uma complexa interação de variáveis influencia o bem-estar na aposentadoria e demanda continuada orientação e cuidados nas organizações de trabalho, a favor do desenvolvimento individual e redução de danos coletivos.

: Aposentadoria; Processos Psicossociais; Bem-Estar; Estresse.

        ·     · |     · ( pdf )