16 3Tradução, adaptação e validação do Servant Leadership Questionnaire (Escala de Liderança Servidora) 
Home Page  


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

 ISSN 1984-6657

GOMIDE JUNIOR, Sinésio; VIEIRA, Lorrana Ellen    OLIVEIRA, Áurea de Fátima. Percepção de virtudes morais organizacionais: evidências de validade de um instrumento de medida para o contexto brasileiro. Rev. Psicol., Organ. Trab. []. 2016, 16, 3, pp.298-307. ISSN 1984-6657.  https://doi.org/10.17652/rpot/2016.3.10417.

Este trabalho parte do pressuposto de que os vínculos morais do indivíduo com seu sistema empregador podem ser afetados pela sua percepção de que esse sistema tem virtudes que norteiam seu comportamento frente a seus empregados e clientes. A literatura brasileira não disponibiliza um instrumento para mensurar essa percepção junto aos empregados. Assim, este estudo teve como objetivo a busca pelas evidências de validade de um instrumento de medida sobre a percepção de virtudes morais organizacionais, cujos resultados revelaram três fatores: "boa-fé organizacional", "confiança organizacional" e "generosidade organizacional". Os autores sugerem que pesquisas posteriores investiguem outras formas de validação, na busca de consolidação do construto na literatura da área do comportamento organizacional.

: Virtudes; ética; análise fatorial.

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License