19 1Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários 
Home Page  


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

 ISSN 1984-6657

RODRIGUES, Carlos Manoel Lopes    FAIAD, Cristiane. Pesquisa sobre riscos psicossociais no trabalho: estudo bibliométrico da produção nacional de 2008 a 2017. Rev. Psicol., Organ. Trab. []. 2019, 19, 1, pp.571-579. ISSN 1984-6657.  https://doi.org/10.17652/rpot/2019.1.15424.

A pesquisa sobre riscos psicossociais no trabalho tem se desenvolvido no mundo nas últimas três décadas na busca da compreensão desta classe de riscos ocupacionais. Afim de caracterizar este campo de pesquisa, realizou-se a análise bibliométrica da produção nacional de 2008 a 2017. Foram identificados 37 artigos que foram analisados quanto a área do periódico, evolução temporal, afiliação institucional dos autores, relações de coautoria, número de referências, número citações, tipo de estudo e instrumentos. Os indicadores bibliométricos foram analisados por meio de testes não paramétricos. Os resultados apontam para uma produção estacionária, com predomínio de publicações na área de Enfermagem e Saúde Coletiva. Identificou-se grupos isolados de pesquisadores e com baixa participação de pesquisadores da área de psicologia. Os estudos empíricos são majoritariamente descritivos e centrados em profissões da área de saúde. As conclusões apontam para necessidade de maior integração entre pesquisadores e desenvolvimento de projetos de pesquisa duradouros.

: riscos ocupacionais; riscos psicossociais no trabalho; saúde do trabalhador.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License