22 2Preditores da intenção de compra de alimentos orgânicos no contexto brasileiro 
Home Page  


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

 ISSN 1984-6657

STORTI, Beatriz Cintra; RENIER, Fabrício Aparecido    STICCA, Marina Greghi. Educational actions and health prevention for managers and teams: systematic review. Rev. Psicol., Organ. Trab. []. 2022, 22, 2, pp.1933-1942. ISSN 1984-6657.  https://doi.org/10.5935/rpot/2022.2.22850.

As elevadas demandas do trabalho de gestores têm os tornado vulneráveis ao adoecimento relacionado ao trabalho. Intervenções da área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação podem beneficiar a saúde mental desses profissionais. Esta revisão sistemática analisou artigos cujas intervenções focaram na prevenção em saúde de gestores e equipes. O estudo seguiu o protocolo PRISMA e vinte artigos foram selecionados. Como resultado da análise, verificou-se que os gestores obtiveram diminuição no estresse, síndrome de burnout, sintomas depressivos e sofrimento psicológico após as intervenções realizadas. Houve aumento na confiança e autoeficácia para conversarem sobre doenças mentais e no reconhecimento de seu papel para empregar ações para promover a saúde da equipe. Equipes cujos gestores participaram das intervenções tiveram melhores indicadores de saúde comparadas àquelas que não participaram. Conclui-se que ações educacionais são efetivas para prevenção em saúde de gestores e equipes. Sugere-se a realização de mais investigações longitudinais e uso de análises multinível.

: intervenções; gestores; saúde mental.

        · | | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License