12 1Gadamer e a questão ambientalArtérias e poros interdisciplinares: demarcação de território ou inauguração de possibilidades? 
Home Page  


Revista do NUFEN

 ISSN 2175-2591

JUNIOR, Roberto Donato da Silva. Experiência etnográfica, deslocamento perspectivo e interdisciplinaridade. Rev. NUFEN []. 2020, 12, 1, pp.52-69. ISSN 2175-2591.  https://doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº01artigo65.

Pretendo, neste artigo, explorar as potencialidades interdisciplinares da etnografia dando destaque a uma das suas propriedades, denominada aqui de "deslocamento perspectivo". A partir de um esforço de explorar suas potencialidades metodológicas para além dos limites da antropologia, o artigo (1) faz um movimento de recorrer aos elementos constitutivos da etnografia, demonstrando como estes se tornaram nos procedimentos metodológicos antropológicos por excelência, a partir de um olhar para a correlação entre os conceitos de cultura e de etnografia em alguns dos cânones antropológicos; (2) demonstrar o que foi deixado para trás e o que foi conservado das propriedades etnográficas tal como ela se apresenta na atualidade; e, (3) procurar dimensionar porquê e como estas propriedades podem ser colocadas a serviço de processos de construção de pesquisas interdisciplinares.

: Antropologia; Cultura; Etnografia; Ontologia; Conhecimento interdisciplinar.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License