12 3Luto materno no suicídio: a impotência e o desamparo frente às (im)possibilidades 
Home Page  


Revista do NUFEN

 ISSN 2175-2591

PRADO, Ana Paula Craveiro    CARDOSO, Carmen Lucia. Coordenação de uma modalidade grupal de promoção de saúde mental: reflexões fenomenológicas. Rev. NUFEN []. 2020, 12, 3, pp.1-18. ISSN 2175-2591.  https://doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº03artigo72.

O Grupo Comunitário de Saúde Mental (GCSM), desenvolvido desde 1997, propõe um cuidado à pessoa por via do compartilhamento de experiências cotidianas, trata-se de um programa inovador no campo da saúde mental e das práticas grupais. Este estudo qualitativo, de abordagem fenomenológica clássica, tem como objetivo compreender as intervenções do coordenador nesta modalidade, a partir de concepções da fenomenologia. Foram analisadas seis sessões grupais deste programa, de forma a individuar características essenciais da coordenação, que foram, posteriormente, compreendidas em interlocução com a perspectiva fenomenológica. No GCSM, o coordenador encaminha o trabalho grupal para o terreno da experiência vivida, além de acolher os relatos e favorecer um percurso partilhado de significação destes, sustentado pela vivência empática. Foi possível identificar aproximações entre o modo de fazer do coordenador e alguns gestos teórico-metodológicos da fenomenologia, como as reduções fenomenológicas, contribuindo com a fundamentação teórico-filosófica da coordenação deste e de outros grupos no campo.

: Saúde Mental; Grupos; Fenomenologia.

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License