13 3Cuidados paliativos: possíveis contribuições da Gestalt-terapia 
Home Page  


Revista do NUFEN

 ISSN 2175-2591

MING-WAU, Carlos; GONCALVES, Yadja do Nascimento; MEDEIROS, Márcia Duarte    LIMA, Deyseane Maria Araújo. A clínica gestáltica sob a ótica do psicoterapeuta iniciante. Rev. NUFEN []. 2021, 13, 3, pp.116-127. ISSN 2175-2591.

RESUMO A clínica gestáltica prioriza o vivido e o entrelaçamento da teoria e prática como componentes indissociáveis na constituição do setting psicoterapêutico. O objetivo desse artigo é discutir a clínica gestáltica do ponto de vista do psicoterapeuta iniciante, a partir de um caso clínico. Toma-se como ponto de partida as considerações do psicoterapeuta no uso da gestalt-terapia, atravessado pelo ciclo do contato e pela versão de sentido como referenciais teórico e vivencial que iluminaram sua propedêutica prática clínica. Os bloqueios do contato impossibilitavam a cliente de seguir o fluxo de sua vida e experienciar o aqui-agora, impedindo o surgimento de awareness e o fechamento de situações inacabadas. Os fatores de cura foram percebidos quando a cliente passou a dar sentido às suas dores anímicas. A versão de sentido possibilitou o relato dos acontecimentos do encontro, na ênfase do vivido do psicoterapeuta, a fim de dar rumo ao divagar existencial da cliente.

: Gestalt-Terapia; Versão de Sentido; Ciclo do Contato.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License