14 2A(o) psicóloga(o) escolar diante da medicalização: estudo com universitários brasileiros 
Home Page  


Revista do NUFEN

 ISSN 2175-2591

MOREIRA, Glendha; DANTAS, Jurema Barros    DUTRA, Adryssa Bringel. Ausência como urgência: o Plantão Psicológico em situações de perdas e luto. Rev. NUFEN []. 2022, 14, 2, pp.1-13. ISSN 2175-2591.

O presente estudo procurou compreender o Plantão Psicológico como possibilidade de acolhimento e intervenção nesse contexto. O trabalho se caracterizou como um estudo descritivo exploratório, por meio de uma revisão sistemática da literatura, envolvendo tanto as produções sobre Plantão Psicológico realizada em duas bases de dados: Google Acadêmico e Periódicos da CAPES. Foram utilizados os seguintes descritores: Plantão Psicológico AND Clínica AND Fenomenologia e Perdas e Luto AND Clínica Psicológica AND Fenomenologia existencial. As buscas foram realizadas entre os meses de julho e outubro de 2019. Os critérios de inclusão foram: Artigos científicos publicados entre os anos de 2015 a 2019, que estivessem disponíveis em meio digital nas referidas plataformas, em português, que apresentassem a compreensão sobre Plantão Psicológico ou Perdas e Luto em um contexto clínico e a partir de uma concepção fenomenológica-existencial. Compreendemos que o Plantão Psicológico se constitui como um serviço potente de acolhimento ao sujeito enlutado.

: Plantão Psicológico; Perdas e Luto.

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License