13 2Formação na graduação em psicologia no SUS: percepções de psicólogos residentesCombate à violência e redução de danos: corpo político da mulher nas festas universitárias 
Home Page  


Revista Psicologia e Saúde

 ISSN 2177-093X

MENDONCA, Edna Mara    LANZA, Fernanda Moura. Conceito de saúde e intersetorialidade: implicações no cotidiano da atenção primária à saúde. Rev. Psicol. Saúde []. 2021, 13, 2, pp.155-164. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v13i2.1090.

Buscou-se compreender as noções de saúde e intersetorialidade pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde e verificar suas implicações no cotidiano. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, ancorada no interacionismo simbólico, em um município de Minas Gerais, entre fevereiro e julho de 2018. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 59 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados apontam que os profissionais que possuem o conceito ampliado de saúde como objeto de seu trabalho realizam as práticas com outras políticas públicas; já o modelo biomédico reduz a atuação ao tratamento de doenças que restringem a atuação profissional à equipe ou à rede intrassetorial. A intersetorialidade surge como estratégia de cuidado em rede, pois prioriza a integração de diferentes setores para a resolução de problemas comuns. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundar a discussão do objeto de trabalho em saúde.

: saúde global; Sistema Único de Saúde; políticas públicas de saúde; atenção primária à saúde; colaboração intersetorial.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License