Revista Psicologia e Saúde
ISSN 2177-093X
Rev. Psicol. Saúde vol.14 no.1 Campo Grande jan./mar. 2022
https://doi.org/10.20435/pssa.v14i1.2066
10.20435/pssa.v14i1.2066 EDITORIAL
Editorial
Rodrigo Lopes Miranda; Alberto Mesaque Martins; Ana Maria Del Grossi Ferreira Mota; André Elias Morelli; Arnold Groh; Eric Murillo-Rodríguez; Felipe Maciel dos Santos Souza; José Angel Vera Noriega; Luziane de Fátima Kirchner; Márcio Luís Costa; Maria Eugenia Gonzalez; Sonia Grubits
Editores
Gostaríamos de iniciar a apresentação deste volume 14, número 1, da Revista Psicologia e Saúde, agradecendo à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Neste e nos próximos números de 2022, houve empenho de recursos da ANPEPP por via do Edital n. 01/2021, e, portanto, vemos a materialização dos esforços da entidade em apoiar a pesquisa em Psicologia no Brasil.
Este número é composto por 15 investigações de diferentes estados brasileiros, e isso, por si só, indica uma característica desta edição: a pluralidade. Nos trabalhos que ora apresentamos, notamos variadas temáticas que demonstram, de maneira inequívoca, o trabalho interdisciplinar no campo da Psicologia da Saúde e a relevância da Psicologia na compreensão e produção de Saúde.
Três artigos lidam com relações da Psicologia com o Sistema de Saúde, por meio de análises vinculadas aos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) e à atenção básica em Saúde. Outros três abordam aspectos da saúde física e psíquica de crianças, por meio de intervenções psicoterápicas e cuidados com quadros clínicos específicos (e.g., diabetes, câncer etc.). Aspectos vinculados ao trabalho dos profissionais de saúde também fazem parte das temáticas deste número. Nesta seara, há três investigações que discutem ações de profissionais de saúde, avaliam o clima organizacional de seu trabalho e se aproximam de suas compreensões sobre a violência contra a mulher. As mulheres, especialmente sua relação com a maternidade, são focos de dois estudos que investigam aspectos da assistência em saúde materno-infantil. Por fim, leremos outras quatro pesquisas que lidam com outros aspectos da relação Psicologia e campo da Saúde, e.g., o atendimento dos serviços de saúde à população LGBTQIA+, aspectos da saúde mental de idosos, entre outros.
Assim, estimamos que essas leituras auxiliem no desenvolvimento científico-profissional de todas e todos que com eles tenham contato. Boa leitura e um ótimo ano de 2022!