14 3Cartografia de uma Escuta Clínica do Trabalho em Tempos Pandêmicos“Não Tenho Filhos e Não Quero”: Questões Subjetivas Implicadas na Opção pela Não Maternidade 
Home Page  


Revista Psicologia e Saúde

 ISSN 2177-093X

CARVALHO, Janine Pestana    MACIAZEKI-GOMES, Rita de Cássia. Psicologia na Atenção Básica: Interfaces entre Expectativas e Possibilidades de Atuação. Rev. Psicol. Saúde []. 2022, 14, 3, pp.61-76.   08--2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i3.1856.

Esta pesquisa buscou analisar as interfaces entre as expectativas da equipe de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e as possibilidades de atuação da psicologia na Atenção Básica (AB). Trata-se de pesquisa qualitativa de metodologia participativa. A produção dos dados contou com a realização de entrevistas com profissionais da UBSF e com psicólogas, além dos registros da pesquisadora, primeira autora deste artigo. A partir da utilização da Análise Temática de Minayo, surgiram dois eixos temáticos centrais: (i) Expectativas da Equipe quanto à atuação da Psicologia na AB; e (ii) Possibilidades de Atuação da Psicologia na AB. Estes eixos revelaram divergências entre o que é esperado e as possibilidades de atuação da psicologia, tendo a superação do modelo clínico individual e da precarização das políticas públicas como os principais desafios a serem enfrentados, em prol de uma atenção integral e humanizada que promova a saúde. A produção de espaços de diálogos e trocas de experiências, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, pode aproximar as expectativas da equipe das possibilidades de atuação do(a) psicólogo(a).

: psicologia; atenção primária à saúde; estratégia de saúde da família; políticas públicas de saúde; pesquisa participativa.

        · |     · |     · ( pdf )