14 3Uso de Medicamentos Psiquiátricos entre Profissionais de Saúde do Extremo Sul do Brasil Durante a Pandemia da Covid-19Violência Autoprovocada no Brasil: Caracterização dos Casos Notificados entre 2009 e 2021 
Home Page  


Revista Psicologia e Saúde

 ISSN 2177-093X

BEAL, Joana de Oliveira Lacerda; SCHMIDT, Diego Rafael    MEA, Cristina Pilla Della. Vivências das Mães de Crianças com Câncer: um Estudo Qualitativo. Rev. Psicol. Saúde []. 2022, 14, 3, pp.117-130.   08--2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i3.1682.

O diagnóstico de câncer infantil é um evento extremamente difícil e impactante, capaz de causar consequências físicas e emocionais, inclusive para as mães. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar as vivências de mães de crianças em tratamento oncológico. Participaram 10 mães de crianças em tratamento oncológico que frequentam uma casa de apoio localizada na região norte do Rio Grande do Sul. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que o diagnóstico causa grande impacto e uma sensação de impotência diante da doença, ocasionando sentimentos de tristeza, medo e insegurança. As mães alteraram sua rotina em função dos cuidados com seus filhos e a casa de apoio exerceu papel fundamental no acolhimento e suporte. Sugere-se acompanhamento psicológico individual e grupo de apoio para as mães, a fim de auxiliá-las nesse período delicado e de sofrimento em suas vidas.

: vivências de mães; crianças com câncer; tratamento oncológico infantil.

        · |     · |     · ( pdf )