4 4Uso e necessidade de prótese em idosos da região Norte do Brasil: Estudo reflexivo dos resultados do Projeto Saúde Bucal Brasil 2003 e 2010O bom professor na área da saúde: uma revisão integrativa da literatura 
Home Page  


Saúde & Transformação Social

 ISSN 2178-7085

MARCON, Maria Cristina; MACHADO, Patrícia Maria de Oliveira    MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. Os Discursos Envolvendo o Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional na Prática dos Profissionais de Saúde. Saúde Transform. Soc. []. 2013, 4, 4, pp.83-91. ISSN 2178-7085.

O Direito Humano a Alimentação Adequada - DHAA e a Segurança Alimentar e Nutricional - SAN são temas que permeiam muitos debates no Brasil, principalmente no âmbito das políticas públicas de alimentação e nutrição. Ao trazerem em seus conceitos o acesso ininterrupto à alimentação adequada à todos os seres humanos, necessitam para sua efetivação uma abordagem interdisciplinar e intersetorial. O presente artigo trata-se de uma metasíntese dos artigos que contemplam metodologias qualitativas envolvendo a alimentação e nutrição, no âmbito da atenção básica à saúde. Coube no presente estudo identificar os diferentes discursos sobre alimentação e nutrição na ótica do DHAA e SAN no que concerne à atuação do nutricionista, e outros profissionais em saúde coletiva e, se este tem ou não interferido no planejamento e nas ações de alimentação e nutrição desenvolvidas na atenção básica de saúde. Realizaram-se buscas de artigos em portais de periódicos. Inicialmente obteve-se 92 artigos que após a leitura e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, resultaram em 43 trabalhos. Após leitura dos artigos originais 08 artigos foram selecionados. Foi realizada a sistematização das informações, seguida da categorização das principais temáticas abordadas, o tipo de estudo, o marco-teórico e a reinterpretação das análises de dados, originando 3 categorias e 8 subcategorias de análise. Evidenciou-se uma discussão limitada e fragmentada de DHAA e SAN presente na prática dos profissionais de saúde, em especial do nutricionista. Por tratar-se de um tema de caráter intersetorial para sua efetivação, percebe-se a necessidade desta discussão ultrapassar os campos de conhecimento específico de cada profissão, iniciando com a formação acadêmica. Ainda assim, reitera-se a necessidade da definição de indicadores de DHAA e SAN nos espaços de atuação dos profissionais de saúde para a partir destes fomentar a intersetorialidade e o controle social em alimentação e nutrição.

: Direito Humano a Alimentação Adequada; Segurança Alimentar e Nutricional; Profissionais de saúde; Metasíntese.

        ·     · |     · ( pdf )