5 1Processo ensino-aprendizagem em enfermagem no cuidado com o portador de lesões cutâneas: uma revisão integrativaAtividades dos Agentes Comunitários de Saúde no âmbito da Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa da literatura 
Home Page  


Saúde & Transformação Social

 ISSN 2178-7085

MASSAROLI, Aline; MARTINI, Jussara Gue    MASSAROLI, Rodrigo. Educação Permanente para o aperfeiçoamento do Controle de Infecção Hospitalar: revisão integrativa. Saúde Transform. Soc. []. 2014, 5, 1, pp.07-15. ISSN 2178-7085.

O intuito desta pesquisa foi analisar as metodologias educativas utilizadas nos processos de Educação Permanente em Saúde para o Controle de Infecção Hospitalar. Ainda foi analisado o perfil destes estudos e os conceitos de Educação Permanente em Saúde abordados nos mesmos. Utilizaram-se os pressupostos da revisão integrativa de literatura, com busca em bases de dados online, Bireme e Google Scholar, no período de 2002 até 2012. Compuseram a amostra desta pesquisa oito artigos, que abordaram diferentes áreas do controle de infecções: terapia intensiva, centro de material e esterilização, higienização e educação. Observa-se o emprego de métodos dialógicos e participativos em alguns trabalhos, mas ainda é marcante a presença do método tradicional. Dentre as metodologias, verifica-se, ainda, uma tendência de inovação nestes processos educativos e a busca por novas maneiras de alcançar os resultados desejados. Ressalta-se o fato de apenas um estudo citar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, apontando um distanciamento dos profissionais com tal política. O reduzido número de publicações faz perceber que este tema é pouco explorado pelos profissionais de saúde. Esses resultados devem instigar os profissionais a refletirem sobre seu trabalho, tornando-se autocríticos e estimulando-os na busca constante pelo aperfeiçoamento de seus saberes e práticas.

: Educação continuada; Controle de Infecções; Infecção Hospitalar; Enfermagem.

        ·     · |     · ( pdf )