10 2A Noção de Experiência na GAM Brasileira: Relações Raciais e SubalternidadesGestão Autônoma da Medicação: estratégia territorial de cogestão no cuidado 
Home Page  


Revista Polis e Psique

 ISSN 2238-152X

PALOMBINI, Analice de Lima et al. Produção de Grupalidade e Exercícios de Autonomia na GAM: a Experiência do Rio Grande do Sul. Rev. Polis Psique []. 2020, 10, 2, pp.53-75. ISSN 2238-152X.  https://doi.org/10.22456/2238-152X.104142.

Este estudo parte da adoção do Guia GAM-BR como ferramenta da política de saúde mental no Rio Grande do Sul. Objetivando avaliar repercussões de sua implementação no estado, desenvolveu-se pesquisa avaliativa com trabalhadores, usuários, gestores e familiares envolvidos com a estratégia GAM em serviços de três regiões do RS. Realizaram-se rodas de conversas cuja transcrição foi transformada em narrativas submetidas à discussão com todos segmentos. Neste artigo, destacam-se dois dos oito eixos temáticos que orientaram a análise do conjunto das narrativas: função estratégica da GAM entre a tutela e o cuidado; estratégias e metodologias para produção de grupalidade. Nota-se, em grupos GAM, coexistirem exercícios de autonomia e tutela, ao mesmo tempo que se produzem espaços de fala, trocas entre participantes e interlocução com profissionais. O manejo cogestivo dos grupos sinaliza estratégias e metodologias para produção de grupalidade, incidindo na participação ativa e crítica dos usuários.

: gestão autônoma da medicação; saúde mental; reforma psiquiátrica; autonomia; avaliação de serviços de saúde; participação.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License