8 1Universal, particular e singular: Psicanálise e PolíticaO caso como índice de poder na clínica e na transmissão em psicanálise 
Home Page  


Clínica & Cultura

 ISSN 2317-2509

PAVON-CUELLAR, David. Comunismo e psicanálise diante do tema do sistema capitalista neoliberal. Clín. & Cult. []. 2019, 8, 1, pp.24-36. ISSN 2317-2509.

Esclareço minhas diferentes posições ante a psicanálise e o comunismo, concebendo o primeiro como um meio e o segundo como um fim, embora um fim que também é um caminho, uma prática e sua teoria e a subjetividade subjacente. Recorro a Badiou para defender a tese de que as visões comunistas e psicanalíticas, vinculadas respectivamente com as figuras modernas de Marx e Freud, oferecem opções alternativas à modernidade capitalista e à subjetividade que corresponde ao neoliberalismo. Embora, examinando algumas representações desta subjetividade, eu concluo que elas mesmas constituem produtos de um pensamento ideológico neoliberal que deve ser criticado com argumentos como os que obtemos das teorias marxistas e freudianas. Isto me aproxima criticamente Foucault, Dejours, Guinsberg, Lazzarato, Han, Dardot e Laval, e Chandler e Reid.

: capitalismo; comunismo; psicoanálisis; marxismo; Marx; Freud; capitalismo; comunismo; psicanálise; marxismo; Marx; Freud.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License