SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número7570 ANOS SBPSPFRAGMENTOS DE MEMÓRIAS, RAÍZES CLÍNICAS E POÉTICAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Ide (São Paulo) vol.45 no.75 São Paulo jan./jun. 2023  Epub 02-Ago-2024

https://doi.org/10.5935/0101-3106.v45n75.23 

70 anos SBPSP

70 ANOS SBPSP

Marta Foster1 

Membro efetivo, analista didata e secretária geral da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). São Paulo

1Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo


A atual diretoria da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), liderada pela presidente Carmen Mion, iniciou sua gestão com a proposta de celebrar os 70 anos de existência da instituição. Como secretária geral, fui incumbida de organizar o evento, que recebeu o nome de “Simpósio 70 anos! Parte ii”, com o objetivo de dar continuidade à história da SBPSP.

O simpósio teve o propósito de comemorar a filiação da SBPSP à International Psychoanalytical Association (IPA) em 1951. No evento anterior, tivemos a honra de convidar a historiadora Elisabeth Roudinesco, que enfatizou a importância da história como uma aproximação ao princípio de realidade, uma vez que o historiador constrói o fato histórico com base em diferentes pontos de vista e processos de investigação.

Com base nisso, definimos o tema do evento como “As origens científicas e poéticas da SBPSP”. O simpósio contou com a palestra de Elisabeth Roudinesco e a coordenação de Ana Maria Stucchi Vannucchi, diretora científica da SBPSP. Durante o evento, os atuais analistas da instituição compartilharam suas experiências com seus pais analistas, que tiveram uma passagem marcante na Sociedade. Essa mesa foi intitulada “Origens e memórias” e contou com depoimentos de Maria Cecilia Andreucci Pereira Gomes, Paulo César Sandler e Thaís Szterling Rosenthal sobre suas respectivas famílias.

Na terceira mesa, tivemos a oportunidade de conhecer o Centro de Documentação e Memória (cdm) da SBPSP, cuja renda do evento foi destinada à ampliação e atualização do acervo. Regina Lacorte Gianesi e Yone Vittorello Castelo, coordenadoras do cdm, narraram a história do Centro com sensibilidade e precisão, proporcionando uma viagem no tempo. Sob a coordenação de Cibele Maria Moraes Di Battista Brandão, o evento foi finalizado com a apresentação da conferência intitulada “Um sonho encantado da minha Sociedade de Psicanálise - Memórias”, de Luciano Marcondes Godoy,

O simpósio permitiu uma ampliação do conhecimento sobre os 70 anos de existência da SBPSP de forma inesquecível para quem esteve presente. Foi um momento marcado por muita emoção e um desejo ainda maior de trabalhar para que nossa sociedade se torne perene. Agradecemos a todos os participantes pelo interesse em preservar a história da SBPSP.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.