SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número89Correlação entre habilidades cognitivo-linguísticas em escolares com dificuldades de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.29 no.89 São Paulo  2012

 

EDITORIAL

 

 

As valiosas contribuições recebidas de diversos e reconhecidos pesquisadores fazem deste número da revista Psicopedagogia uma edição bastante especial, que é aberta com o artigo "Correlação entre habilidades cognitivo-linguísticas em escolares com dificuldades de aprendizagem", de Cláudia da Silva e Simone Aparecida Capellini. Elaborado a partir de recente investigação das autoras, o artigo discorre sobre a verificação da interferência entre as citadas variáveis pesquisadas e o desempenho escolar em sala de aula, de alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Em seguida, temos outro importante artigo, "A consciência fonológica, a consciência lexical e o padrão de leitura de alunos com dislexia de desenvolvimento", de Ana Maria Gomes Campos, Luciana Ribeiro Pinheiro e Sandra Regina Kirchner Guimarães. Por meio da pesquisa realizada, as autoras concluíram que, para desenvolver a decodificação na leitura, os alunos devem ser instruídos não apenas no processo de conversão grafema-fonema, mas também a utilizar o contexto como auxílio no processo de reconhecimento das palavras.

Já um outro trabalho científico de investigação sobre o processo da leitura, realizado com alunos do ensino médio, de autoria de Andréa Carla Machado e Maria Amélia Almeida, "Desempenho em tarefas de leitura por meio do modelo (RTI): resposta à intervenção em escolares do ensino público", evidencia a importância do ensino de leitura por meio de instruções específicas e vinculadas ao entendimento do princípio alfabético, ou seja, os escolares com dificuldades em leitura precisam conhecer o mecanismo do sistema da língua portuguesa, que podemos considerar como tarefas de identificação letra-som à compreensão de texto.

"A eficácia das oficinas de estimulação em um modelo de resposta à intervenção", de Lia Pinheiro, Jane Correa e Renata Mousinho, é o quarto artigo original desta edição, que vem demonstrar o diferencial que constitui a estimulação do processamento fonológico para prevenir dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.

"A importância do estímulo precoce em casos com risco para dislexia: um enfoque psicopedagógico", de Déborah Alcântara Prósperi Caridá e Mônica Hoehne Mendes, é um interessante artigo de revisão a respeito da dislexia, onde explanações e implicações neurológicas sobre esse distúrbio são amplamente discutidas sob o prisma da Psicopedagogia.

"Avaliação neuropsicológica de sujeitos com lesão cerebral: uma revisão bibliográfica" é o artigo que Maria de Lourdes Merighi Tabaquim, Marlene Peres de Lima e Sylvia Maria Ciasca nos enviaram, e que constitui uma revisão bibliográfica a respeito de avaliações neuropsicológicas de crianças e adolescentes com lesão cerebral, diagnosticados com paralisia cerebral e traumatismo cranioencefálico. Os resultados desse estudo demonstraram que o número de publicações no período investigado, relacionadas à avaliação neuropsicológica com a população de lesionados cerebrais, mostrou-se incipiente, mesmo considerando a sua relevância sobre as condições evolutivas e nas proposições interventivas educativas.

É de Caroline Lacerda Dorneles, Aliana Anghinoni Cardoso e Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho o artigo "A educação de jovens e adultos na perspectiva das Neurociências", trabalho que vem propor o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais significativas, voltadas para os interesses e as necessidades desse público-alvo e, assim, melhorar a sua aprendizagem e incentivar a continuidade nos estudos.

"Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão da literatura", de Vitoria Tiemi Shimizu e Mônica Carolina Miranda, nos coloca frente às questões do comprometimento do desempenho motor e comportamental de tais crianças, um dos poucos estudos a esse respeito na literatura.

Integra, ainda, esta edição o ponto de vista "Novos parâmetros da sociedade inclusiva: uma oportunidade de atuação para a Psicopedagogia Institucional no ambiente corporativo", de Maria Rosa Crespo, Priscila Covre e Elizeu Coutinho de Macedo, que discute como questões relacionadas à sociedade inclusiva aceleram e justificam a necessidade da inserção da psicopedagogia institucional nas empresas e na administração pública.

Finalizamos esta edição com a resenha "Psicopedagogia e Psiquiatria: possibilidades de cooperação", de autoria de Raquel Tonioli Arantes do Nascimento e Antonio de Pádua Serafim, na qual os autores discorrem sobre o campo multidisciplinar de atuação da Psicopedagogia na atualidade e que encerra com brilhantismo esta edição.

Desejo a todos boa leitura e excelentes momentos de reflexão.

 

Maria Irene Maluf
Editora