SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Estereótipos sobre os idosos: dissociação entre crenças pessoais e coletivasDisfunção temporomandibular: sintomas de ansiedade, depressão e esquemas iniciais desadaptativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ZANATTA, Edinara  e  PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. Ela enxerga em ti o mundo: a experiência da maternidade pela primeira vez. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 959-972. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-12.

A chegada do primeiro filho configura-se como uma fase de muitas mudanças na vida da mulher. No âmbito psicológico, destacam-se os aspectos emocionais envolvidos com a gestação, o parto, o puer-pério e a relação mãe-bebê. Este estudo buscou conhecer os sentimentos maternos acerca da gestação, do nascimento e da relação mãe-bebê em mulheres que vivenciaram a experiência da maternidade pela primeira vez. Participaram do estudo seis mães primíparas cujos bebês estavam na faixa etária de sete a doze meses e eram participantes do Programa da Criança de uma Unidade Básica de Saúde de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve caráter qualitativo, sendo utilizado como instrumento entrevistas semiestruturadas. Através da análise qualitativa de conteúdo foram identificadas as seguintes categorias temáticas: "Deu positivo: tô grávida" e Relação mãe-bebê: um processo de descobertas. Os resultados apontaram a presença de sentimentos como alegria, negação, surpresa e angústia frente à confirmação da gestação. O período gestational foi marcado por instabilidade emocional e irritabilidade, além de sentimentos de insegurança em relação à maternidade. No que diz respeito à relação mãe-bebê, esta foi descrita pelas mães como sendo uma vivência gratificante e afetuosa. Além disso, houve um reconhecimento das dificuldades e deveres envolvidos no exercício da maternidade. Por fim, destaca-se a primeira experiência de maternidade como um momento intenso na vida da mulher, no qual é importante poder contar com o apoio de pessoas em quem ela confie e com quem se sinta segura.

Palavras-chave : Maternidade; relações mãe-filho; gravidez.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License