SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Educação e estratégias dos trabalhadores de chão-de-fábrica para ocupação de cargos de chefiaRepensando a perspectiva institucional e a intervenção em abrigos para crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

HERNANDEZ, José Augusto Evangelho  e  OLIVEIRA, Ilka Maria Biasetto de. Os componentes do amor e a satisfação. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.1, pp.58-69. ISSN 1414-9893.

Este trabalho tem como objetivo investigar as relações entre componentes do amor, a saber: dependência romântica, intimidade comunicativa, excitação física, respeito e compatibilidade romântica e a satisfação. A amostra constitui-se de 146 casais heterossexuais. Os instrumentos utilizados foram: Escala dos Componentes do Amor de Critelli et. al. e, para a satisfação, de Jemmott III et al. Os dados foram submetidos à Regressão Múltipla revelando que, entre componentes do amor, o que melhor se correlaciona com a satisfação, para homens e mulheres, é a intimidade comunicativa, seguido da excitação física. Componentes do amor se correlacionaram positivamente com satisfação das mulheres quando declarados em maior grau pelos homens.

Palavras-chave : Relacionamentos íntimos; Amor; Satisfação no amor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )