SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4A psicologia a serviço do outro: ética e cidadania na prática psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MANSUR, Luci Helena Baraldo. Experiências de mulheres sem filhos: a mulher singular no plural. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.4, pp. 2-11. ISSN 1414-9893.

Este é um estudo exploratório das dimensões atribuídas à não maternidade, baseado na experiência de oito mulheres sem filhos, na faixa entre 40/50 anos. Através da análise qualitativa das narrativas e de um enfoque psicossocial, busca compreender e ultrapassar a abordagem tradicional e estigmatizada da não maternidade e evidencia a complexidade dessa experiência moldada na intersecção entre história, cultura, sociedade, família e personalidade. A não maternidade emerge como uma experiência multifacetada e com significados diversos, não apenas para as diferentes mulheres entrevistadas mas também para cada uma individualmente, em função da perspectiva e do momento em que foi avaliada ao longo do tempo.

Palavras-chave : Maternidade; Mulheres; Narrativa; Experiências de vida; Feminilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )