SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Debates entre pais e mães divorciados: um trabalho com gruposPrincípios norteadores da prática psicológica na atencão básica:: em busca daintegralidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BERTOL, Carolina Esmanhoto  e  SOUZA, Mériti de. Transgressões e adolescência:: individualismo, autonomia e representações identitárias. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 824-839. ISSN 1414-9893.

No presente artigo, problematizamos a adolescência a partir do pressuposto de que se trata de um conceito construído ao longo da modernidade que passou a ocupar um lugar central nas ciências humanas. Assim, no cenário contemporâneo, esse conceito é compartilhado socialmente, produzindo saberes e delimitando práticas que exercem influência na configuração subjetiva daqueles que compartilham dessa rede social. Referenciais psicanalíticos e psicossociais são utilizados para analisar as representações de adolescência predominantes nas sociedades ocidentais e modernas e as relações entre essas representações e a realização dos ideais de liberdade e de autonomia da sociedade individualista. De forma específica, analisa-se a atribuição da transgressão e da rebeldia como características inerentes à adolescência e as incidências desses atributos na realização desses ideais.

Palavras-chave : Adolescência; Identificação; Individualismo; Transgressão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )