SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número13Investigações sobre o método de W. Bion: uma leitura de “Sobre arrogância” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Psyche (Sao Paulo) v.8 n.13 São Paulo jun. 2004

 

EDITORIAL

 

 

Com a publicação do número 13 da Psychê, o primeiro do ano 2004, ressaltamos alguns dados sobre o contexto institucional em que a re-vista vem sendo produzida nos últimos sete anos. Trata-se de uma atividade do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Universidade São Marcos &– um centro fortemente vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia, sobretudo com sua linha Constituição do sujeito. O Centro abriga um grupo de pesquisa em psicanálise, que mantém uma atividade experimental semanal de seminários clínicos em torno de terapias conduzidas pelos psicanalistas integrantes do grupo no próprio Centro, além de discussões de textos e projetos de pesquisa. Os últimos constituem o alvo principal do grupo.

O Centro iniciou, desde 2003, um projeto de Capítulos em Psicanálise, transmitido nos sábados pela manhã por psicanalistas conhecidos, convidados das variadas instituições da cidade de São Paulo, e também da própria universidade. Em 2003 o tema era o livro princeps da psicanálise, A interpretação dos sonhos. Neste ano de 2004 os capítulos são voltados para os casos clínicos de Freud, incluindo as análises de personagens históricos e da literatura, além do próprio consultório, que ele levou ao conhecimento do público. Esse projeto tem despertado grande interesse.

O Centro continua promovendo eventos e mesas redondas em psicanálise, buscando manter uma interlocução com todos os grupos de psicanalistas e pesquisadores universitários em psicanálise. Outros projetos, incluindo o atendimento clínico à população, concomitante à pesquisa em psicopatologia, continuam fazendo parte de nossas programações.

O presente número da Revista Psychê apresenta três grupos de artigos: o primeiro gira em torno de problemas metapsicológicos, psicopatológicos e técnicos, que compreendem a clínica psicanalítica oriunda de um amplo leque de concepções teórico-clínicas; um segundo versa sobre a interlocução da psicanálise com obras literárias; e o terceiro aborda questões relativas ao lugar e à condição do sujeito na contemporaneidade.

Trata-se de temas de investigação e interesse atuais de pesquisadores e praticantes no campo da psicanálise, e que vêm imprimindo a marca da nossa linha editorial. As sete resenhas também merecem um destaque especial por sua extensão e qualidade, discorrendo sobre livros recentemente publicados.

Chamamos a atenção do leitor para o site da revista Psychê (www. smarcos.br/psyche), onde se encontram os sumários dos números anteriores, além de alguns artigos e resenhas integrais, selecionados a partir do número 10.

 

Daniel Delouya
Editor