SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Tratamento grupal psicopedagógico e as cenas temidas na aprendizagem de crianças e adolescentesO caso da "pequena sereia": uma reflexão sobre diagnóstico diferencial e final de análise com crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

CUNHA, Cristiane de Freitas  e  LIMA, Nádia Laguárdia de. A escuta de adolescentes na escola: a sexualidade como um sintoma escolar. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.3, pp. 508-517. ISSN 1415-7128.

Apresentamos uma reflexão sobre um trabalho realizado com adolescentes em uma escola particular. A demanda da escola surgiu quando o professor se deparou com a impossibilidade da transmissão de um saber sobre o corpo sexuado aos adolescentes. O professor se confrontou com as falhas na transmissão pedagógica, com o excedente pulsional intraduzível dos alunos, e com o próprio mal-estar e a perplexidade diante dessa situação. A eclosão da puberdade, o encontro com o outro sexo, o amor, o conflito entre as gerações, a imagem corporal cambiante geraram angústia e agitação. Nas conversações de orientação psicanalítica com um grupo de adolescentes na escola, emergiram perguntas e respostas, tornando possível uma simbolização do que aparecia como uma opacidade no saber e provocações linguageiras.

Palavras-chave : adolescência; puberdade; saber; sintoma; conversação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )