SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Por que Ferenczi hoje? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Estilos clin. vol.24 no.2 São Paulo maio/ago. 2019

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p378-379 

DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v24i2p378-379

ATUALIDADES DE PESQUISA

 

Por uma rítmica dos corpos falantes: ressonâncias entre a psicanálise e a dança contemporânea

 

 

Fabíola Graciele Abadia Borges

Banca examinadora: Ana Maria Loffredo (orientadora) – Universidade de São Paulo (universidade piloto); Leandro de Lajonquière (orientador) – Universidade de Paris 8 (universidade parceira); João Luiz Leitão Paravidini – Universidade Federal de Uberlândia; Anne Bourgain – Université de Montpellier 3 Paul Valéry; Ilaria Pirone – Université de Paris 8; Maria Lúcia Castilho Romera – Universidade Federal de Uberlândia.

 

RESUMO

O corpo foi o tema central desta investigação psicanalítica, principalmente referenciada em Freud, Lacan e Dolto, que se propôs a dialogar com a arte, especificamente, a dança contemporânea. O objetivo foi investigar como se processa a ressonância entre corpos que acontece no contexto de desentendimentos próprios à linguagem e a seus restos irrepresentáveis. Por meio da investigação das perspectivas de corpo apreendidas no âmbito da psicanálise e da dança contemporânea, apresentou-se que ambos os campos teórico-práticos foram responsáveis por operações de desconstrução da individualidade corporal imaginária, indicando que o corpo não deve ser tomado como algo hermeticamente fechado sobre si mesmo, mas como espaço paradoxal para a dança contemporânea e como corpo pulsional para a psicanálise. Nesse sentido, o corpo não se confunde com a anatomia e nem se delimita pela pele ou pelo alcance dos movimentos, mas deve ser abordado a partir de sua dimensão relacional, como algo que se constrói e se atualiza no espaço dinâmico do Outro. Nesse espaço, a psicanálise evoca as palavras e as percepções sutis, e a dança contemporânea evoca o gesto, como meios pelos quais se argumentou ser possível reconhecer a instauração de um ritmo, construído e captado pelos corpos que estejam num estado de presença viva, aberto ao imaginário que se articula ao simbólico e ao real. Assim, esta tese propôs que a ressonância entre corpos diz respeito à instauração de uma rítmica que se processa por meios sutis, que vão desde a prosódia da voz à evocação de sentidos presentes nos gestos, quando endereçados ao Outro.

Palavras chave: corpo; psicanálise; dança contemporânea; gesto; ritmo.

 

 

Tese de doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Brasil), no âmbito do convênio acadêmico internacional de dupla titulação assinado com a École Doctorale Pratiques et Théories du Sens da Université de Paris 8 Vincenne Saint-Denis (França).

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons