SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Psicanálise e o desenvolvimento de dispositivos clínico-institucionais no atendimento integral a saúde1A Psicoterapia breve no Hospital Geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BRITTO, Rodrigo  e  BENETTI, Sílvia Pereira da Cruz. Ansiedade, depressão e característica de personalidade em homens com disfunção sexual. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 243-258. ISSN 1516-0858.

A disfunção sexual é considerada um problema de saúde pública, por sua alta incidência em homens de todas as idades. O desempenho sexual é um dos aspectos de grande influência no bem-estar psicológico do ser humano, já que a sexualidade pode ser considerada um importante pólo estruturante da identidade e da personalidade dos indivíduos. Casos de disfunção sexual podem tanto originar, quanto serem originados por estados emocionais como ansiedade e depressão, bem como influenciar ou serem influenciados por aspectos da personalidade. O objetivo deste estudo foi investigar as características de personalidade e a incidência de ansiedade e depressão em homens com disfunção erétil e ejaculação precoce. Foram aplicados o Inventário de Depressão de Beck (BDI), o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) em 42 pacientes de uma clínica de andrologia de Porto Alegre, com diagnóstico de disfunção sexual psicogênica e idade entre 18 e 45 anos. Os dados foram analisados quantitativamente, através de análise estatística descritiva e inferencial. Como resultado, foi encontrada incidência significativa de ansiedade e depressão em portadores de EP e DE, sendo que os últimos tiveram escores maiores. O alto escore em neuroticismo pareceu ser o fator de personalidade mais associado a essas disfunções. Com esse estudo, pretendeu-se obter um maior conhecimento a respeito dos aspectos emocionais e das características de personalidade desses pacientes, contribuindo assim para o seu tratamento.

Palavras-chave : Personalidade; Depressão; Ansiedade; Disfunção Sexual.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License