SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Reflexões acerca da ética e da qualidade dos registros psicológicos em prontuário eletrônico multiprofissionalSuporte psicológico aos pais na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal: encontros possíveis e necessários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CARVALHO, Larissa da Silva  e  PEREIRA, Conceição de Maria Contente. As reações psicológicas dos pais frente à hospitalização do bebê prematuro na UTI neonatal. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 101-122. ISSN 1516-0858.

Na clínica de neonatologia existe um elevado número de bebês prematuros hospitalizados em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. As causas que levam a esta intervenção clínica são variadas podendo ser decorrentes de complicações pré, peri e pós-parto. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as reações psicológicas dos pais diante da hospitalização do bebê prematuro em uma UTI neonatal e os específicos são: verificar que sentimentos são vivenciados pelos pais diante da hospitalização do bebê prematuro e identificar como ocorre o enfrentamento dos pais diante da hospitalização. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa - descritiva. A coleta de dados foi efetivada mediante entrevista semiestruturada com quatro casais e duas mães com bebê hospitalizado em uma UTI neonatal. O método utilizado foi análise do discurso. Os resultados emergiram de categorias que revelaram sentimentos como: ansiedade, angústia, impotência, medos, desejo de fuga, entre outros; as reações de enfrentamento estão relacionadas a fatores pessoais e sociais. Concluiu-se que a internação de um filho prematuro ocasiona importantes repercussões psicológicas e sociais.

Palavras-chave : reações psicológicas; pais; bebês prematuros; UTI neonatal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License