SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8O desemprego do tempo: narrativas de trabalhadores desempregados em diferentes ambientes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717versão On-line ISSN 1981-0490

Cad. psicol. soc. trab. v.8  São Paulo dez. 2005

 

EDITORIAL

 

Nesta edição dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho apresentamos uma interessante pesquisa a respeito da relação entre desemprego e tempo, tomando como base narrativas de trabalhadores desempregados produzidas em diferentes contextos nos quais circulam.

No artigo seguinte, pesquisadores de Goiás comparam os valores individuais e organizacionais de dirigentes de diferentes organizações da região. Foram comparados dirigentes de uma organização pública, de uma empresa privada e  de cooperativas.

Francisco Quintana, professor da Universidade de Barcelona, faz um amplo panorama das mudanças no mundo do trabalho e discute as propostas de reconceitualização do trabalho.

Suzana Albornoz apresenta o segundo artigo da série “Trabalho e utopia na modernidade”, analisando desta vez A cidade do sol, obra de Tommaso Campanella.

O campo da saúde dos trabalhadores também é contemplado nesta edição. Primeiro, com o artigo da professora Regina Heloisa Macial e de sua equipe, que fazem uma análise dos programas de ginástica laboral e criticam sua aplicação, por parte das empresas, como método de prevenção de LER/DORT.

Segundo, com o artigo de Camila Aloisio Alves e Claudia Osorio, que apresentam o método da Análise Coletiva de Acidentes de Trabalho e discutem suas implicações a partir de um caso, um hospital público.

Finalmente, Maria Carla Corrochano, em entrevista concedida a Juliana Breschigliari, fala-nos sobre sua trajetória profissional e acadêmica e sobre a problemática trabalho e juventude.


São Paulo, dezembro de 2005.


Leny Sato

Fábio de Oliveira

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons