SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Trabalho e saúde no agrobusiness paulista: estudo com colhedores manuais de cana-de-açúcar da região oeste do Estado de São PauloA subjetividade às avessas: toyotismo e "captura" da subjetividade do trabalho pelo capital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

RAMOS, Márcia Ziebell; TITTONI, Jaqueline  e  NARDI, Henrique Caetano. A experiência de afastamento do trabalho por adoecimento vivenciada como processo de ruptura ou continuidade nos modos de viver. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 209-221. ISSN 1516-3717.

O presente estudo problematiza os processos de subjetivação a partir da experiência de afastamento do trabalho por adoecimento em trabalhadores de um hospital público de Porto Alegre (RS). Discutem-se as experiências desses trabalhadores que se encontram no período de reintegração ao trabalho com o objetivo de analisar os processos de ruptura/continuidade produzidos nessas situações. Do ponto de vista conceitual, tomamos a noção de acontecimento-ruptura como operador analítico para compreender os efeitos do afastamento nos processos de subjetivação desses trabalhadores. Através deste estudo, pode-se perceber que, nas diferentes situações, esboça-se uma identidade de "trabalhador sem trabalho" que pressiona para a reconfiguração dos modos de viver e dos projetos de vida dos trabalhadores.

Palavras-chave : Trabalho; Subjetividade; Reabilitação profissional; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License