SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2As relações objetais primárias no contexto da falha básicaPhysis, Natura - Heidegger e Merleau-Ponty índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FULGENCIO, Leopoldo. A noção de trauma em Freud e Winnicott. Nat. hum. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp. 255-270. ISSN 1517-2430.

O objetivo desta apresentação é comentar as diferenças entre a noção de trauma em Freud e em Winnicott. Mostra-se que Freud concebeu a noção de trauma como uma excitação não descarregada, usando a histeria como modelo, e enfatizando que essa noção de trauma é construída com a ajuda de conceitos especulativos. Em seguida, comenta-se que para Winnicott o trauma não é pensado em função do ponto de vista econômico, nem basicamente como de natureza sexual, nem centrado no complexo de Édipo, mas diz respeito às falhas ambientais que interrompem a continuidade de ser. Procura-se, nesse sentido, explicitar que a noção de trauma em Winnicott é concebida em termos da quebra na confiabilidade do ambiente. Ao mostrar que, para Winnicott, a noção de trauma tem significados diferentes em função do momento do processo de amadurecimento no qual ele ocorre, também procura-se caracterizar o modo como Winnicott teoriza.

Palavras-chave : Freud; Trauma; Libido; Metapsicologia; Winnicott; Processo de amadurecimento; Continuidade de ser.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )