SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O comportamento interespecífico de defesa do quero-quero, Vanellus chilensis (Molina, 1782) (Charadriiformes, Charadriidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805versão On-line ISSN 2175-3636

Rev. etol. v.4 n.2 São Paulo dez. 2002

 

ARTIGOS

 

Vocabulário inglês/português de termos da área de etologia

 

English/Portuguese vocabulary of terms in the area of Ethology

 

 

Coordenação Maria Emilia YamamotoI; César AdesII; Colaboração Arrilton Araújo de SousaI; Cristina Maria Henrique PintoIII; Cristina V. SantosIII; Fabíola da Silva AlbuquerqueI; Gelson GenaroII; Gilberto Fernando XavierII; José Lino de Oliveira BuenoII; Kleber Del ClaroIV; Luiz Carlos Pinheiro Machado FilhoIII; Maria Bernardete Cordeiro de SousaI; Mateus José Rodrigues Paranhos da CostaV

Endereço para correspondência

I Universidade Federal do Rio Grande do Norte
II Universidade de São Paulo
III Universidade Federal de Santa Catarina
IV Universidade Federal de Uberlândia
V Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Jaboticabal

 

 


RESUMO

Sob os auspícios da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt) foi elaborado, este vocabulário inglês/português na área do comportamento animal, incluindo 775 termos de Etologia, Psicologia Comparativa e Experimental, Ecologia Comportamental, Etologia humana e Neuroetologia e outros, visando uniformizar o uso dos termos básicos a respeito de comportamento animal em língua portuguesa.

Descritores: Etologia, Vocabulário inglês/português.


ABSTRACT

This English/Portuguese vocabulary of terms in animal behavior was prepared under the support of the Brazilian Ethological Society (SBEt). It includes 775 terms taken mainly from Ethology, Experimental and Comparative Psychology, Human and Applied Ethology, Behavioral Ecology, and Neuroethology, and provides a basis for the uniform use of terms in Portuguese about animal behavior.

Keywords: Ethology, English/Portuguese vocabulary.


 

 

A área de Etologia, agora enriquecida com as pesquisas em Ecologia Comportamental, é tradicional na Europa e América no Norte, onde tem gerado abundante literatura científica e de divulgação. No Brasil esta área de pesquisa é relativamente recente. Os encontro anuais de Etologia iniciaram-se em 1982 e em 1993 foi fundada a Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), que congrega estudiosos do comportamento animal de todo o país. Apesar deste começo recente, a área tem mostrado vigor e crescimento notáveis nos últimos anos, como demonstra o aumento de associados da Sociedade Brasileira de Etologia e de participantes em seus encontros anuais e a crescente produção científica por pesquisadores brasileiros. Entra em seu quinto ano a publicação da Revista de Etologia, patrocinada pela SBEt, trazendo artigos teóricos e de pesquisa empírica.

Acompanhando o aumento do interesse pela área, seja de pesquisadores e estudantes, seja dos que procuram material de divulgação, vários livros têm sido traduzidos, porém nem sempre com o rigor necessário. Por outro lado, os próprios pesquisadores muitas vezes usam termos em inglês por não haver equivalente em português, ou utilizam anglicismos e neologismos, adaptando o termo em inglês. Esta situação gera, evidentemente, problemas de comunicação, seja dentro da comunidade científica, seja no ensino ou divulgação da Etologia e do Comportamento Animal.

Existe a necessidade de uniformização dos termos da área, necessidade esta já sentida em outras áreas do conhecimento, no país, como a Cronobiologia e a Análise do Comportamento, que publicaram glossários ou textos de referência que hoje constituem uma base consensual para a utilização dos termos em português. Também em outros países esta necessidade foi sentida, como no caso da Sociedade Espanhola de Etologia, que publicou em sua homepage http://www.uvigo.es/webs/c04/webc04/etologia/SEE.html) uma "Propuesta de unificación de términos científicos en el campo de la etologia e de la ecologia evolutiva". Ainda a Ecologia, em iniciativa mais ambiciosa, publicou recentemente um glossário de termos com o apoio de várias agências.

A Sociedade Brasileira de Etologia, preocupada com essa questão, incentivou a elaboração de um vocabulário inglês-português, com a participação de especialistas que pudessem cobrir as diversas disciplinas que abordam o comportamento animal (Etologia, Psicologia Comparativa, Etologia Aplicada, Ecologia Comportamental, Etologia Humana, Neuroetologia). Esse trabalho iniciou-se em maio de 2000, a partir de um documento inicial elaborado por Maria Emilia Yamamoto, Arrilton Araújo de Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de Sousa e Fabíola Albuquerque, sob a coordenação da primeira. Dessa data até o XVIII Encontro Anual de Etologia, realizado em outubro em Florianópolis, Santa Catarina, vários pesquisadores, trabalharam na listagem dos termos, comunicando-se via uma e-list. Três reuniões de trabalho, uma em Florianópolis em 2000, outra em Natal em setembro de 2002 e finalmente uma última em São Paulo em novembro de 2002, sob o patrocinio da FAPESP, além de um trabalho constante por via eletrônica, permitiram finalizar a proposta de um Vocabulário Inglês-Português da Área de Etologia.

Cabe aqui pontuar algumas características deste trabalho. Em primeiro lugar, os termos em inglês foram grafados no formato americano. Tomamos essa decisão porque essa é a grafia mais comum, e também porque o que consideramos mais importante é tradução do termo para o português, porque aí se localizam as divergências. Em segundo lugar, é importante ressaltar que não há palavras em português para alguns dos termos usados na Etologia e áreas afins, até porque alguns deles são neologismos na língua inglesa. Nesses casos decidimos pela manutenção de um termo semelhante ao inglês, algumas vezes criando também neologismos. Foi o caso de afiliativo para affiliative ou aposemático para aposematic. Consideramos que propor novos termos é parte de nossa função e, aparentemente, essa posição coincide com a dos lingüistas, pois o novo dicionário Houaiss (2001) incluiu o termo altricial, constante deste Vocabulário, mas que não constava de sua edição anterior. O uso pelos pesquisadores da área provavelmente deu margem à inclusão do termo no vernáculo. Finalmente, e talvez mais importante, não consideramos este como um produto final ou acabado. Antes, é um trabalho que em nossa opinião deve ser constantemente revisto, para que possa incorporar novos termos, corrigir distorções e omissões. Uma produção deste tipo só tem sentido quando prevê reavaliações periódicas, incorporações de novos termos e revisão dos que já estavam incluídos. Todo o processo de elaboração deste vocabulário foi pontuado por discussões, argumentações e dúvidas em relação à melhor tradução de vários dos termos e, em alguns casos, não houve consenso. Estamos cientes de que esta primeira versão tem muitas imprecisões que precisam ser corrigidas, mas também acreditamos que a melhor maneira de corrigi-las é expondo nosso trabalho à crítica dos colegas, e acolhendo suas sugestões. Para tanto criamos um endereço eletrônico especialmente para receber essas sugestões (vocabulario@uol.com.br). Elas serão, certamente, extremamente úteis

para a elaboração de uma nova edição deste vocabulário, que pretendemos publicar quando for apropriado. Aguardamos, portanto, suas opiniões, críticas, comentários e sugestões. Elas serão muito bem-vindas.

 

A

Accessibility of resources: acessibilidade de recursos.

Acclimatization : aclimatação.

Activation: ativação.

Ad libitum (ad lib.): ad libitum, à vontade.

Adaptive: adaptativo.

Adaptation: adaptação.

Addiction: dependência (a drogas).

Adjuntive behavior: comportamento adjuntivo.

Adoption: adoção.

Advertisement: anúncio, propaganda.

Aestivation: estivação.

Affiliative behavior: comportamento afiliativo.

Aggregation: agregação.

Agonistic: agonístico.

Agonistic buffering: inibição agonística.

Aggression: agressão.

Aggressive: agressivo.

Alarme: alarme.

Alarm signal: sinal de alarme.

Alertness: estado de alerta.

All occurrence sample: amostragem de todas as ocorrências.

Allelochemicals: aleloquímicos.

Alliances: alianças.

Allocation: alocação.

Allogrooming: limpeza social, catação social.

Allometry: alometria.

Allomimetic: alomimético.

Allomones: alomônios.

Alloparental care: cuidado aloparental.

Allopatry: alopatria.

Altricial: altricial.

Altruism: altruísmo.

Ambivalent behavior: comportamento ambivalente.

Ambush behavior: comportamento de tocaia.

Amnesia: amnésia

Amplex: amplexo (durante a cópula).

Anger: raiva.

Anguish: aflição.

Animal culture: cultura animal.

Animal thinking: pensamento animal.

Animal welfare, animal wellbeing: bem-estar animal.

Antagonism: antagonismo.

Antecipation: antecipação.

Anterograde amnesia: amnésia anterógrada

Anti-detection behavior: comportamento de antidetecção.

Anti-predator behavior: comportamento de antipredação.

Anthropomorphism: antropomorfismo.

Anxiety: ansiedade.

Anxiolytic drugs: drogas ansiolíticas.

Aposematic: aposemático.

Aposematism: aposematismo.

Appeasement: apaziguamento.

Appetitive behavior: comportamento apetitivo.

Approach: aproximação.

Arch-bristle: piloereção com dorso arqueado.

Arms race: corrida armamentista.

Arousal: ativação, alerta.

Articulatory loop: alça articulatória.

Articulatory suppression: supressão articulatória.

Artificial selection: seleção artificial.

Asexual reproduction: reprodução assexuada.

Assembly reproduction: reprodução por aglomeração.

Assessment display: exibição de avaliação.

Associative conditioning: condicionamento associativo.

Associative learning: aprendizagem associativa.

Assortative mating: pareamento concordante.

Assumption: pressuposto.

Asymmetric contest: disputa assimétrica.

Asynchronous broods: ninhadas assíncronas.

Asynchrony: assincronia.

Attack: ataque.

Attachment: apego.

Attention: atenção.

Attentional supervisory system: sistema atencional supervisor.

Attraction: atração.

Automimicry: automimetismo.

Autogrooming: autocatação, autolimpeza.

Autonomic adjustment: ajuste autonômico.

Autoshaping: automodelagem.

Aversive stimulus: estímulo aversivo.

Avoidance: esquiva, evitação.

Avoidance image: imagem de esquiva, imagem de evitação.

Avoidance learning: aprendizagem de esquiva.

Aware: atento, consciente de.

Awareness: estar atento, estar consciente de.

 

B

Back brooding: choco nas costas.

Backward conditioning: condicionamento retrógrado.

Balance: equilibração.

Baseline: linha de base.

Batesian mimicry: mimetismo batesiano.

Begging: pedir (alimento).

Behavior: comportamento.

Behavioral category: categoria de comportamento, categoria comportamental.

Behavioral contrast: contraste comportamental.

Behavioral ecology: ecologia comportamental.

Behavioral enrichment: enriquecimento comportamental.

Behavioral genetics: genética do comportamento.

Behavioral inhibition system: sistema de inibição comportamental.

Behavioral unit: unidade de comportamento.

Behavior pattern: padrão de comportamento.

Behavior sequence: seqüência de comportamento.

Behavioral genetics: genética do comportamento.

Behaviorism: comportamentalismo, behaviorismo.

Bias: viés.

Biased learning: aprendizagem enviesada.

Biological clock: relógio biológico.

Biological learning constraints: restrições biológicas da aprendizagem.

Biparental care: cuidado biparental.

Bite: mordida.

Blended display: exibição mesclada.

Blind sampling: amostragem cega.

Bluff: blefe.

Bond: vínculo.

Boredom: tédio.

Bourgeois strategy: estratégia burguesa.

Breeding colonies: colônias de reprodução.

Breeding territories: territórios de reprodução.

Brood: cria, ninhada.

Brooding: choco, incubação.

Brood parasitism: parasitismo de ninhada.

Brood patch: placa de incubação.

Burrow: galeria (de escavação).

Burrowing: escavação (galerias)

 

C

Caching of food, food caching: esconder alimento.

Calf: filhote (ungulados e mamíferos aquáticos).

Camouflage (crypsis): camuflagem.

Cannibalism: canibalismo.

Captivity: cativeiro.

Captive-born: nascido em cativeiro.

Capture: captura.

Carnivores: carnívoros.

Caste: casta.

Castration: castração.

Catatonic state: catatonia.

Central executive: Central executiva.

Chain responses: respostas em cadeia.

Cheater: trapaceiro.

Cheating: trapacear.

Choice: escolha.

Circadian rhythm: ritmo circadiano.

Circannual rhytm: ritmo circanual.

Classical conditioning: condicionamento clássico.

Clutch size: tamanho da ninhada (ovos).

Coadaptation: coadaptação.

Coalition: coalisão.

Code breaker: decifrador de código.

Coefficient of relatedness: coeficiente de parentesco.

Coevolution: coevolução.

Cognition: cognição.

Cohort: bando.

Competition: competição.

Connectionism: conexionismo.

Connectionist model: Modelo conexionista.

Conspecific: coespecífico.

Constraint: restrição.

Contention scheduling: Catalogador de conflitos.

Contingencies of reinforcement: contingências de reforço.

Cognitive map: mapa cognitivo.

Cognitive mapping: mapeamento cognitivo.

Colonial species: espécies coloniais.

Commensalism: comensalismo.

Communal breeding: criação comunitária.

Communication: comunicação.

Comparative method: método comparativo.

Comparative psychology: psicologia comparativa.

Compass orientation: orientação por bússola.

Competition: competição.

Concealed ovulation: ovulação oculta.

Concept formation: formação de conceitos.

Conditional discrimination: discriminação condicional.

Conditional reflexes: reflexos condicionados.

Conditional strategies: estratégias condicionais.

Conditioning: condicionamento.

Conflict: conflito.

Connexionism: conexionismo.

Consciousness: consciência.

Consummatory behavior: comportamento consumatório.

Contact call: chamado de contato.

Contest: confronto.

Contest weapon: armas de confronto.

Contextual cue: pista contextual.

Cooperation: cooperação.

Cooperative breeding: criação cooperativa

Cooperative behavior: comportamento cooperativo.

Coping: enfrentamento, dar conta de.

Copulation: cópula.

Core area: área nuclear.

Cost and benefit: custo e benefício.

Courtship display: exibição de corte.

Courtship: corte.

Critical period: período crítico.

Cross fostering: adoção interespecífica.

Cryptic: críptico.

Cub: filhote (em algumas espécies de mamíferos, como os carnívoros).

Cuckoldry: adultério.

Cue: indicação (dica).

Cumulative selection: seleção cumulativa.

Curiosity: curiosidade.

 

D

Darwinian fìtness: aptidão darwiniana.

Day range: área de deslocamento diário.

Deception (deceit): comportamento enganoso, logro.

Decision making: tomada de decisão.

Declarative memory: memória declarativa.

Defensive behavior: comportamento defensivo.

Defensive pheromones: feromônios de defesa.

Deimatic behavior: comportamento deimático.

Delay: atraso.

Delay of reinforcement: atraso de reforço.

Delayers: retardatários.

Dementia: demência.

Deprivation: privação.

Dialect: dialeto.

Diapause: diapausa.

Dietary source: fonte de alimentos.

Dilution effect: efeito de diluição (anti-predação).

Direct fitness: aptidão direta.

Discrimination learning: aprendizagem de discriminação.

Discriminative stimulus: estímulo discriminativo.

Dishabituation: desabituação.

Dishonest signal: sinal desonesto.

Dispersal: dispersão.

Displacement activity: atividade deslocada.

Display: exibição.

Distraction display: exibição de distração.

Distress: aflição, distresse.

DNA fingerprinting: impressão digital de DNA.

Domestication: domesticação.

Dominant: dominante.

Dominance hierarchy: hierarquia de dominância.

Dormancy: dormência.

Double blind: duplo cego.

Dual-task: tarefa dupla.

Drive: impulso.

 

E

Echolocation: ecolocalização, ecolocação.

Ecological divergence: divergência ecológica.

Ecologist: ecólogo.

Ecosystem: ecossistema.

Egocentric memory: memória egocêntrica.

Electrolocation: eletrolocalização.

Elderly: idoso.

Elicit: eliciar.

Eliciting stimulus: estímulo eliciador.

Emitted behavior: comportamento emitido.

Emotion: emoção.

Emulation: emulação.

Encoding: codificação.

Endogenous: endógeno.

Energy budget: orçamento energético.

Encoding task: tarefa de codificação.

Enforced copulation: cópula forçada.

Entrainment: arrastamento.

Entrainment agent: agente arrastador.

Environmental enrichment: enriquecimento ambiental.

Epigamic selection: seleção epigâmica.

Epigenesis: epigênese.

Episodic memory: memória episódica.

Escalated contest: conflito em escalada.

Escape behavior: comportamento de fuga.

Estrus (oestrus): estro, cio.

Ethologist: etólogo.

Ethology: etologia.

Explicit memory: memória explícita.

Exteroceptivo: exteroceptivo.

Eusociality: eusocialidade.

Evolutionary arms race: corrida armamentista evolutiva.

Evolutionary game theory: teoria evolutiva dos jogos.

Evolutionary psychology: psicologia evolucionista.

Evolutionary stable strategie (ESS): estratégia evolutiva estável (EES).

Excitement: excitação.

Excitatory conditioning: condicionamento excitatório.

Executive function: função executiva.

Expectancy: expectativa.

Experimental method: método experimental.

Exploitation theory: teoria da exploração.

Exploratory behavior: comportamento exploratório.

Explosive breeding assemblage: reprodução explosiva por aglomeração.

Extinction: extinção.

Extra-pair copulation (EPC): cópula extra-par (CEP).

 

F

Facial expressions: expressões faciais.

Facultative polyginy: poliginia facultativa.

Facultative activity: atividade facultativa.

Farm animals: animais de criação, animais de fazenda.

Fatigue: fadiga.

Fear: medo.

Feature detection: detecção de características.

Feedback: retroalimentação, feedback.

Feeding territory: território de alimentação.

Female defense polygyny: poliginia por defesa de fêmeas.

Female-enforced monogamy: monogamia imposta pela fêmea.

Field studies: estudos de campo.

Fight: luta.

Filial imprinting: estampagem filial.

Fitness: aptidão.

Fitness benefit: benefício adaptativo.

Fitness cost: custo adaptativo.

Fitness: aptidão.

Fixed action pattern: padrão fixo de ação.

Flehmen: flehmen.

Flight distance: distância de fuga.

Flight speed: velocidade de fuga.

Flock: bando (de aves).

Fluctuating asymmetry: assimetria flutuante.

Focal sampling: amostragem focal.

Focal animal sampling: amostragem de animal focal.

Focal time sampling: amostragem focal temporal.

Folivorous: folívoro.

Food availability: disponibilidade de alimento.

Food patch: mancha de alimento.

Food sharing: partilha de alimento.

Food selection: seleção de alimento.

Food supply: suprimento de alimento.

Food-web: teia alimentar.

Foraging: forrageio, forrageamento.

Forced mating: acasalamento forçado.

Fostering: adoção.

Fratricide: fratícidio.

Free running: livre curso.

Freezing: congelamento, paralisia (comportamento).

Frequency-dependent selection: seleção dependente de freqüência.

Frugivorous: frugívoro.

Frustration: frustração.

 

G

Gain fuction: função de ganho.

Game theory: teoria dos jogos.

Gamete: gameta.

General activity: atividade geral.

Generalization: generalização.

Genotype: genótipo.

Gesture: gesto.

Goal-directed behavior: comportamento dirigido ao alvo.

Good genes theory: teoria dos bons genes.

Greeting behavior: comportamento de saudação.

Greeting ceremony: cerimônia de saudação.

Gregariousness: gregariedade.

Grooming: limpeza, catação (primatas).

Group living: vida em grupo.

Group selection: seleção de grupo.

 

H

Habitat: habitat.

Habitat preference: preferência de habitat.

Habituation: habituação.

Handicap: handicap.

Handling time: tempo de manipulação.

Harrassing: acossar.

Harassment: acosso, assédio.

Harem: harém.

Hatching: eclosão.

Hatchling: animal recém-eclodido.

Hawk-and-dove game: jogo do pombo-e-do-gavião.

Helper at the nest: ajudante não reprodutor.

Helper: ajudante.

Helpful behavior: comportamento de ajuda.

Herbivorous: herbívoro.

Herd: rebanho.

Herding: arrebanhar.

Hereditary: hereditário.

Heterogrooming: heterolimpeza, heterocatação (interespecífico).

Hibernation: hibernação.

Hierarchical clustering: agrupamento hierárquico.

Hierarchy: hierarquia.

Hoarding: armazenar, armazenamento.

Holder (territory): dono (do território).

Hollow: oco.

Homeostasis: homeostase.

Home range: área de uso.

Homing: voltar ao ninho, a um local determinado.

Homunculus: homúnculo.

Homology: homologia.

Honest communication: comunicação honesta.

Honest signal: sinal honesto.

Host: hospedeiro.

Household pets: animais de estimação.

Hunt: caça.

Huddling: aglomeração.

Humane: humanitário.

Hunter-gatherer: caçador-coletor.

 

I

Imagery: imagens mentais.

Imitation: imitação.

Immediate recall: relembrar logo a seguir.

Immobility: imobilidade.

Implicit memory: memória implícita

Imprinting: estampagem.

Inbreeding: endogamia.

Inbreeding avoidance: evitação da endogamia.

Inbreeding depression: depressão por endogamia.

Inbreeding: endogamia.

Incentive: incentivo.

Incest: incesto.

Incubation: incubação.

Inclusive fitness: aptidão abrangente.

Indirect fitness: aptidão indireta.

Indirect selection: seleção indireta

Individual distance: distância individual.

Individual fitness: aptidão individual.

Infant: infante.

Infanticide: infanticídio.

Information transfer: transferência de informação.

Infradian: infradiano.

Inhibition: inibição.

Innate behavior: comportamento inato.

Insight: insight.

Insight learning: aprendizagem por insight.

Instinct: instinto.

Instrumental behavior: comportamento instrumental.

Intake: ingestão.

Integration of behavior: integração do comportamento.

Intelligence measure: mensuração da inteligência.

Intention movement: movimento de intenção.

Intentional behavior: comportamento intencional.

Interim activities: atividades de ínterim.

Internal states: estados internos.

Interoceptive: interoceptivo.

Interspecific cooperation: cooperação interespecifica.

Intrasexual selection: seleção intrasexual.

Intruder: intruso.

Isometry: isometria.

Iteroparity: iteroparidade.

 

J

Juvenile: juvenil.

 

K

K-selection: seleção de tipo K.

Kairomone: heteromônios.

Kin discrimination: discriminação de parentes.

Kin recognition: reconhecimento de parentes.

Kin selection: seleção de parentesco.

Kinaesthetic orientation: orientação cinestésica.

Kinesis: cinese.

Kleptoparasitism: cleptoparasitismo.

 

L

Landmark: marco (ambiental).

Latency: latência.

Latent learning: aprendizagem latente.

Learning set: disposição adquirida para aprender.

Learning rules: regras de aprendizagem.

Lek: lek, arena de acasalamento.

Lekking: acasalar-se através de lek.

Long term memory: memória de longa duração.

 

M

Mate access: acesso ao parceiro.

Mate guarding: guarda do parceiro.

Mate searching: procura do parceiro.

Mate selection: seleção de parceiro.

Maternal behavior: comportamento materno.

Mating: acasalamento.

Maximize (to): maximizar.

Maze: labirinto.

Meme: meme.

Memory: memória.

Memory impairment: prejuízo de memória

Mentalism: mentalismo.

Migration: migração.

Mimetic: mimético.

Mimicry: mimetismo.

Mobbing behavior: mobilização grupal contra o predador (aves, primatas).

Monitoring: Monitoramento.

Monogamous: monógamo.

Monogamic: monogâmico.

Motivation: motivação.

Mount: monta.

Mullerian mimicry: mimetismo mulleriano.

Multimale: multimacho.

Multifemale: multifemale.

Mutual grooming: limpeza mútua, catação mútua.

Mutualism: mutualismo.

 

N

Natal dispersal: dispersão natal.

Natal philopatry: filopatria natal.

Natural selection: seleção natural.

Nature and nurture: natureza e criação.

Navigation: navegação.

Neophilia: neofilia.

Neophobia: neofobia.

Neoteny: neotenia.

Nepotism: nepotismo.

Nest: ninho.

Nest building: construção de ninho.

Nest cleaning behavior: comportamento de limpeza do ninho.

Nesting site: local de nidificação.

Nestling: ninhego.

Nestmate: parceiro de ninhada.

Neuroethology: neuroetologia.

Niche: nicho.

Nonverbal communication: comunicação não verbal.

Novelty: novidade.

Nuptial flight: vôo nupcial.

Nursing: amamentar.

Nurture: criação.

Nutrition: nutrição.

 

O

Obligate monogamy: monogamia compulsória.

Observation: observação.

Offspring: prole.

Offspring recognition: reconhecimento da prole.

Olfactory marking: marcação olfativa.

Omnivorous: onívoro.

Ontogeny: ontogênese, ontogenia.

Operant behavior: comportamento operante.

Operant conditioning: condicionamento operante.

Operational sex ratio: proporção operacional dos sexos.

Opportunism: oportunismo.

Optimal decision: decisão otimizada.

Optimal foraging: forrageamento otimizado.

Optimal group size: tamanho de grupo otimizado.

Optimal signal: sinal otimizado.

Optimality model: modelo de otimização.

Optimality theory: teoria da otimização.

Oscillators: osciladores.

Orientation: orientação.

Outbreeding: exogamia.

 

P

Pacemaker: marcador.

Painting: arquejamento.

Pair formation: formação do par.

Pair-bond: manutenção do par, ligação do par.

Pairing: pareamento, acasalamento.

Palatability: palatabilidade.

Parallel distributed processing: processamento paralelo e distribuído.

Parasite: parasita.

Parasitoide: parasitóide.

Parents: pais.

Parental care: cuidado parental.

Parental investment: investimento parental.

Parent-offspring conflict: conflito pais-prole.

Parthenogenesis: partenogêse.

Patch: mancha, agrupamento de recursos.

Paternity certainty: certeza de paternidade.

Pattern: padrão.

Pavlovian dishinibition: desinibição pavloviana.

Payoff assessment: avaliação de benefícios.

Pecking order: ordem de bicadas.

Pelvic thrust: vaivém pélvico.

Perception: percepção.

Performance: desempenho.

Phenotype: fenótipo.

Phenotype matching: pareamento pelo fenótipo.

Pheromone: feromônio.

Photoperiod: fotoperíodo.

Phylogenetic tree: árvore filogenética.

Phylogeny: filogenia.

Phylopatry: filopatria.

Pilo-erection: piloereção.

Playback: reprodução de vocalização, playback.

Play face: expressão facial de brincadeira.

Play signal: sinal de brincadeira.

Pleiotropic: pleiotrópico.

Phonological loop: alça fonológica.

Phonological memory: memória fonológica.

Poliandry: poliandria.

Polygamy: poligamia.

Poliginous: polígino.

Pollinator: polinizador.

Polygamous: polígamo.

Polygyny: poliginia.

Polygynandry: poliginandria.

Polymorphism: polimorfismo.

Population density: densidade populacional.

Post-copulation signal: sinal pós-copulatório.

Post-partum estrus (oestrus): estro pós-parto.

Posture: postura.

Pre-attentive processing: processamento pré-atencional.

Precocial: precoce.

Predation: predação.

Predator: predador.

Predator avoidance: esquiva, evitação de predador.

Predator confusion hypothesis: hipótese da defesa por confusão do predador.

Predator deterrence hypothesis: hipótese da defesa por inibição do predador.

Predator distraction hypothesis: hipótese de defesa por distração do predador.

Predatory behavior: comportamento predatório.

Predictability: Previsibilidade.

Preening: limpeza da plumagem.

Pregnancy: gestação.

Prey: presa.

Pride: grupo (leões).

Primacy effect: Efeito de primazia.

Primer pheromones: feromônios pré-ativadores.

Priming: Pré-ativação.

Priming stimulus: estímulo pré-ativador.

Prisioner dilemma: dilema do prisioneiro.

Proactive interference: interferência proativa.

Probability learning: aprendizagem probabilística.

Procedural memory: memória de procedimento.

Proceptive behavior: comportamento proceptivo.

Promiscuity: promiscuidade.

Proprioceptive: proprioceptivo.

Protandry: protandria.

Protogyny: protoginia.

Proximate causes: causas próximas.

Punishment: punição.

Pup: filhote.

Pursuit: perseguição.

 

Q

Quadrat: quadrado.

 

R

r-selection: seleção do tipo r.

Rank: posto, posição hierárquica.

Rape: estupro.

Rate: taxa.

Reaction time: tempo de reação.

Reactive behavior: comportamento reativo.

Reactivity: reatividade.

Readiness: prontidão.

Recall (to): recordar, relembrar.

Receiver-bias model: modelo de viés do receptor.

Recency effect: efeito de recentidade.

Receptive behavior: comportamento receptivo.

Reciprocal altruísm: altruísmo recíproco.

Reciprocal grooming: catação, limpeza recíproca.

Recognition: reconhecimento.

Reconciliation behavior: comportamento de reconciliação.

Recruitment: recrutamento.

Red queen hypothesis: hipótese da rainha de copas.

Redirected behavior: comportamento redirecionado.

Reference memory: memória de referência.

Reflex behavior: comportamento reflexo.

Regulation: regulação.

Rehearsal: repetição (memória).

Reinforcement: reforço.

Reinforcer: estímulo reforçador.

Relatedness: parentesco.

Relatives: parentes.

Releaser stimulus: estímulo liberador.

Reliability of paternity: confiabilidade da paternidade.

Repertoire, repertory: repertório.

Representation: representação.

Reproductive investment: investimento reprodutivo.

Reproductive value: valor reprodutivo.

Research design: desenho de pesquisa, delineamento de pesquisa.

Resource defense polygyny: poliginia por defesa de recursos.

Resource holding power: capacidade de defesa de recursos.

Response: resposta.

Resting: repousar.

Restlesness: agitação.

Retrieval: evocação, revocação.

Retrograde amnesia: amnésia retrógrada

Reward: recompensa.

Rhythm: ritmo.

Risk assessment: avaliação de risco.

Ritual fighting behavior: comportamento ritualizado de luta.

Ritualization: ritualização.

Rivalry: rivalidade.

Rough-and-tumble play: brincadeira turbulenta.

Rule of thumb: regra prática.

Runaway selection: seleção desenfreada.

Rutting: comportamento de excitação sexual (de machos).

 

S

Satellite male: macho satélite.

Satiation: saciação.

Scavenging behavior: comportamento de necrofagia.

Scan sampling: amostragem por varredura.

Scent dissemination: disseminação de cheiro.

Scent-marking: marcação de cheiro.

Schedules of reinforcement: esquemas de reforço.

Schedule induced behavior: comportamento induzido pelo esquema.

School: cardume, grupo (no caso de mamíferos aquáticos).

Schooling: agrupamento (peixes e mamíferos aquáticos).

Scramble competition: competição desordenada.

Scratching: coçar.

Searching: procurar.

Searching image: imagem de procura.

Seasonal: sazonal.

Second order conditioning: condicionamento de segunda ordem.

Selection: seleção.

Selective attention: atenção seletiva.

Self awareness: autoconsciência.

Self marking: automarcação, auto marcação de cheiro.

Self-grooming: autocatação, auto limpeza.

Selfish behavior: comportamento egoísta.

Semantic memory: memória semântica.

Semiochemicals: semioquímicos.

Sensitive period: período crítico.

Sensitization: sensibilização.

Sensorial memory: memória sensorial.

Sensory adaptation: adaptação sensorial.

Serial position effect: efeito da posição na série.

Sex attractant: atrativo sexual.

Sex ratio: razão sexual.

Sex role reversal: reversão de papéis sexuais.

Sexual advertisement: anúncio sexual, propaganda sexual.

Sexual arousal: excitação sexual.

Sexual dimorphism: dimorfismo sexual.

Sexual pheromones: feromônios sexuais.

Sexual selection: seleção sexual.

Sexual swelling: entumescimento sexual.

Shaping: modelagem.

Short-term memory: memória de curta duração.

Siblicide: fraticídio.

Sibling: irmão ou irmã.

Signal design: delineamento de sinal.

Signal-detection theory: teoria da detecção de sinais.

Sign stimulus: estímulo signo, estímulo sinal.

Signaling pheromones: feromônios de sinalização.

Single male group: grupo uni-macho.

Sit-and-wait: tocaia.

Site fidelity: fidelidade ao local, fidelidade espacial.

Skewed reproduction: reprodução enviesada.

Skill transmition: transmissão de habilidades.

Sleeping site: local de dormida.

Social cohesion: coesão social.

Social defense: defesa social.

Social tutor: tutor social.

Sociality: vida social, socialidade.

Soliciting behavior: solicitação de cópula, solicitação sexual.

Spatial learning: aprendizagem espacial.

Spatial memory: memória espacial.

Speciation: especiação.

Species-specific: específico da espécie, típico da espécie.

Sperm competition: competição espermática.

Spermatophore: espermatóforo.

Spontaneous recovery: recuperação espontânea.

Stimulus control: controle de estímulo.

Steady state: estado estável.

Startle defense: defesa pela surpresa.

Status badges: sinais de status, sinalização de status.

Stimulus enhancement: intensificação de estímulo.

Strategies: estratégias.

Stress: estresse.

Stretching: espreguiçar.

Stridulation signal: estridulação, sinal estridulante.

Subadult: subadulto.

Submission: submissão.

Submissive behavior: comportamento de subordinação, de submissão.

Subordinate: subordinado.

Suckling behavior: comportamento de sugar, mamar.

Supernormal stimulus: estímulo super-normal.

Surrogate: substituto.

Symbolic representation: representação simbólica.

Symmetric contest: disputa (competição) simétrica.

Sympatry: simpatria.

Synomones: sinomônios.

 

T

Tangled bank theory: teoria do ambiente diversificado.

Taste aversion learning: aprendizado de aversão gustativa.

Taxis: tatismo.

Taxon (pl. taxa): taxon (pl. taxa).

Template: padrão, modelo.

Temporal control: controle temporal.

Temporal grouping: Agrupamento temporal.

Territorial defence: defesa de território.

Territory: território.

Terrritorial ownership: posse de território.

Territoriality: territorialidade.

Test: teste.

Thanatosis: imobilidade tônica.

Theory of mind: teoria da mente.

Thermoregulation: termorregulação.

Threat: ameaça.

Threat display: exibições de ameaça.

Threat posture: postura de ameaça.

Threshold: limiar.

Time allocation: alocação temporal.

Time cue: pista temporal.

Time marker: marcador de tempo.

Time budget: orçamento temporal.

Time sample: amostragem de tempo.

Timing mechanisms: mecanismos temporizadores, mecanismos de temporização.

Tit for tat strategy: estratégia do olho-por-olho.

Tool-use: uso de ferramentas.

Tonic immobility: imobilidade tônica.

Trade-off: compromisso.

Trait: caractere.

Transect: transecto.

Transposition errors: erros de transposição.

Trial: tentativa.

Tropism: tropismo.

Turnover: renovação.

 

U

Ultimate cause: causa final.

Ultradian: ultradiano.

Unconditioned stimulus: estímulo incondicionado.

Uniparental care: cuidado uni-parental.

Unwelt: mundo próprio (unwelt).

 

V

Vacuum activity: atividade no vazio.

Vigilance: vigilância.

Visuo-spatial sketchpad: esboço viso-espacial.

Vocal communication: comunicação vocal.

 

W

Waiting game: jogo de espera.

Waiting: espera.

War of attrition: guerra de desgaste.

Warning call: vocalização de alarme, vocalização de alerta.

Warning coloration: coloração de aviso, coloração de alerta, coloração ameaçadora.

Warning display: exibição de alarme, exibição de alerta.

Welfare: bem-estar.

Well-being: bem-estar.

Weaning: desmama.

Wild animal: animal silvestre (selvagem).

Wild-born: nascido em ambiente natural.

Working memory: memorial operacional.

 

Y

Young: filhote.

 

Z

Zeitgeber: zeitgeber.

 

 

Endereço para correspondência
M. E. Yamamoto
E-mail: emilia.yamamoto@uol.com.br

C. Ades
E-mail: cades@usp.br

Comentários e contribuições para o vocabulário
E-mail: vocabulario@uol.com.br

Auxilio FAPESP 2001.08828-0.

Creative Commons License