SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Cultura, crenças e práticas de socialização de gêmeos monozigóticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MAXIMO, Thaís Augusta Cunha de Oliveira; LARRAIN, Leoncio Francisco Camino Rodriguez; NUNES, Aline Vieira de Lima  e  LINS, Samuel Lincoln Bezerra. Processos de identidade social e exclusão racial na infância da solidão. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp.507-526. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p507.

A reflexão teórica sobre os processos de exclusão racial na construção da identidade das crianças negras no Brasil ainda é escassa. Este estudo problematiza sobre as possíveis consequências da discriminação racial na construção da identidade em crianças e adolescentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 161 crianças, com idades entre 9 e 12 anos, em uma escola da rede pública. Como material de estímulo, foram utilizadas figuras de "crianças" brancas, morenas e negras, elaboradas com base em traços estereotipados, pelas quais se questionou sobre autocategorização e preferência raciais. Observou-se uma tendência das crianças ao autobranqueamento e uma atribuição às figuras brancas como tendo características socialmente favoráveis (beleza e comunicabilidade) e, às figuras morenas e negras, como tendo características desfavoráveis socialmente (desonestidade), como símbolo de preferência racial.

Palavras-chave : Identidade; Exclusão racial; Branqueamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )