SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Hegel no espelho do Dr. LacanOs três ensaios sobre a teoria da sexualidade: um texto perdido em suas sucessivas edições? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

LOPARIC, Zeljko. Winnicott e o pensamento pós-metafísico. Psicol. USP [online]. 1995, vol.6, n.2, pp. 39-61. ISSN 1678-5177.

O propósito do trabalho é o de esboçar uma leitura heideggeriana de Winnicott. Partindo do fato de que o convite para tratar filosoficamente certos problemas fundamentais da psicanálise vem do próprio Freud, o autor tenta mostrar que seu pensamento pode ser proveitosamente aproximado do pensamento de Winnicott. Enquanto o filósofo postula a diferença entre os múltiplos sentidos de ser das coisas do mundo e o sentido de ser do homem, o psicanalista propõe que o processo de constituição do sentido de ser, ignorado pela psicanálise tradicional, é uma tarefa que faz parte dos problemas intrínsecos ao existir humano desde o início e que essa questão não pode mais ser acomodada no interior da metafísica da representação. O texto não se propõe a estabelecer uma unidade sistemática entre os dois pensadores, senão, antes uma afinidade conceitual que se situa não apenas na área da epistemologia, mas sobretudo na da ontologia.

Palavras-chave : Winnicott [Donald W.]; Winnicott [1896-1971]; Psicanálise; Metafísica; Metapsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )