SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Estudos sobre autoeficácia aplicada ao desenvolvimento de carreira no Brasil: Uma revisãoOrientação Vocacional/Profissional: avaliação de um projeto piloto para estudantes da educação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

RODRIGUEZ-MORENO, María Luisa. Pautas metodológicas para reducir los estereotipos de género en orientación profesional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 119-131. ISSN 1984-7270.

Sabe-se que em temas de orientação da carreira há uma extensa literatura teórica sobre a importância de evitar os estereótipos de gênero e intervenções discriminatórias. Menos comum é, contudo, identifi car sugestões metodológicas e didáticas para implementar programas de prevenção da discriminação de gênero. Neste ensaio, seguindo o modelo britânico DOTS, são propostas estratégias específi cas para ajudar os especialistas a planejar programas de orientação de aconselhamento a partir da perspectiva de gênero. São propostas abordagens, como: aprendizagem experiencial, aprendizagem social, desenvolvimento de competências e aprendizagem baseada no trabalho e exemplos explícitos de atividades, úteis para a intervenção em educação e orientação para a carreira.

Palavras-chave : orientação profissional; gênero; desenvolvimento de competências; aprendizagem.

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )