SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9As dependências patológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Mental v.5 n.9 Barbacena nov. 2007

 

EDITORIAL

 

 

A revista Mental, neste número, apresenta uma série de artigos, entre os quais destacamos três com temática voltada para o uso e o abuso de substâncias psicoativas. São eles: As dependências patológicas, de Carlo Viganò, Toxicomania: um modo fracassado de lidar com a falta estrutural do sujeito e com as contradições da sociedade, de Raul Pacheco Filho e O feminino e as drogas, de autoria de Ana Laura Prates Pacheco.

Apresentamos, ainda, trabalhos que abordam, diretamente, questões relacionadas a instituições de saúde pública: Encontro entre agentes comunitários de saúde, de Adriana Campos e Roberta Romagnoli e Avaliação da satisfação e do impacto da sobrecarga de trabalho em profissionais de saúde mental, de Cátula Pelissoli, Ângela Kunzler Moreira e Christian Haag Kristensen.

Maria Consuêlo Passos discute a constituição dos laços afetivos na família no contexto do individualismo exacerbado da atualidade. Conrado Ramos discute outro aspecto da contemporaneidade: a sociedade de consumo. No texto O imperativo do gozo e propaganda no laço social na sociedade de consumo, o autor propõe que a sociedade de consumo produz um saber sobre o gozo que afirma a alienação narcísica.

Por fim, Carlos José da Silva Santa Clara, em Melancolia e narcisismo, se propõe a proceder uma análise da melancolia em sua relação com o narcisismo e o campo da alteridade.

Anunciamos, com satisfação, a presença de Mental na plataforma eletrônica e-revist@s. Trata-se de um indexador espanhol que tem por objetivos analisar, difundir e potencializar a informação científica utilizando a filosofia "open access".

A capa deste número homenageia a cidade de Ubá, sede de um dos cursos de Psicologia da UNIPAC. A foto retrata a Praça Guido Marliére, uma das principais da cidade. Já as notas musicais se referem à música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, filho de Ubá.

Aproveitamos a ocasião para agradecer autores, consultores, avaliadores e os responsáveis pelo Campus II - Ubá pelo apoio dado a esse projeto, desde seus primórdios, e por sua manutenção.

 

Fuad Kyrillos Neto
Editor responsável

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons