SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Somos pais, e agora?: A história de nós dois depois dos filhosA vida amorosa de mulheres financeiramente independentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

VERZA, Fabiana; SATTLER, Marli Kath  e  STREY, Marlene Neves. Mãe, mulher e chefe de família: perspectivas de gênero na terapia familiar. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 46-60. ISSN 1679-494X.

Este trabalho buscou compreender como se organizam as famílias monoparentais chefiadas por mulheres e de que forma questões de gênero se atravessam nas intervenções em Terapia Familiar. Buscou-se a partir dessa investigação, contribuições para subsidiar o entendimento de tais configurações familiares em um nível clínico e psicossocial. Trata-se de um estudo com enfoque qualitativo e delineamento exploratório-descritivo. A partir do levantamento da literatura acerca da temática da monoparentalidade feminina e da Terapia Familiar, procurou-se encontrar associações entre os aspectos teóricos e os relatos de uma mãe monoparental em atendimento clínico na modalidade de Terapia Familiar em uma instituição de Terapia Familiar de Porto Alegre-RS. Utilizou-se a Análise de Discurso proposta por Gill (2002) como técnica de análise de dados. Os resultados indicam que o protagonismo feminino na condução de uma família envolve aspectos voltados à administração da vida social, afetiva e profissional das mulheres e é atravessado por questões de gênero.

Palavras-chave : Monoparentalidade feminina; Família; Terapia familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License