SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Temos nosso próprio tempo: grupo de orientação das escolhas profissionais com alunos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Vínculo vol.8 no.1 São Paulo  2011

 

EDITORIAL

 

 

A primeira edição do ano de 2011 chega com o anúncio de mudanças. Mas, o estudo de vínculos nos ensinou que apesar de a renovação ser importante para a saúde institucional, é fundamental que haja a preservação do que foi construído pelo grupo e reconhecido por ele como bom.

Anunciamos, portanto, a mudança da diretoria do NESME – Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares – para o biênio de 2011 a 2013 e com ela a alteração da editora e da comissão editorial da Revista Vínculo. Mas, pelo reconhecimento do trabalho já realizado e pela generosidade e disponibilidade demonstrada, as duas editoras anteriores, Beatriz Silvério Fernandes e Rose Pompeu de Toledo, permanecem colaborando ativamente com a revista e com a atual editora, Solange Aparecida Emilio.

Este volume apresenta trabalhos com grupos em vários contextos e diversos objetivos, demonstrando a riqueza da teoria e da prática das intervenções grupais.

Iniciamos no contexto educacional com um artigo sobre grupo de orientação das escolhas profissionais de adolescentes do ensino médio e outro sobre uma pesquisa e intervenção realizada em sala de aula, por uma via poética e musical, com jovens descendentes de famílias afro-brasileiras e indígenas uma escola pública de São Paulo.
Em seguida, vêm dois trabalhos sobre grupos terapêuticos embasados no referencial psicanalítico. O primeiro realizado com jovens universitários diagnosticados com transtorno de ansiedade social e o segundo sobre a escuta dos psicoterapeutas em grupos
com pessoas em sofrimento mental atendidas em CAPS.

Já no contexto empresarial, apresentamos a experiência de uma colega portuguesa no coaching de grupo de inspiração grupanalítica.
Finalizamos com um trabalho que aborda o macrocontexto e discute especificamente a adolescência sem fim característica da contemporaneidade.

Boa leitura!

Solange Aparecida Emílio e Rose Pompeu de Toledo

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons