SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A necessidade de contribuições da ciência cognitiva para o aumento da produtividade do trabalho humano nas organizaçõesCognição e valores: dois aspectos da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

BRITO, Patrícia Francisca de  e  OLIVEIRA, Cleide Correia de. A sexualidade negada do doente mental: percepções da sexualidade do portador de doença mental por profissionais de saúde. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 246-254. ISSN 1806-5821.

O presente artigo teve como objetivo, identificar as percepções da sexualidade de portadores de doença mental pelos profissionais de saúde que trabalham com os mesmos, destacando a importância da percepção para o profissional de saúde, na sua prática profissional, principalmente na maneira de lidar com esse sujeito, favorecendo ou não a recuperação. Tratase de um estudo do tipo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, na qual participaram do estudo 20 profissionais, funcionários de uma instituição psiquiátrica da cidade de Crato, CE. Os resultados mostram que a concepção dos profissionais de saúde a respeito da sexualidade do doente mental é expressa através da negação, da associação aos desvios, transgressões e doença. Evidencia-se, portanto, a necessidade de um olhar atento para as questões que envolvem a sexualidade deste indivíduo que precisa ser assistido em todas as suas dimensões: física, afetiva e social.

Palavras-chave : saúde mental; doença mental; sexualidade; percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License