SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Perfil social, de saúde, de consumo e percepção do tratamento de um grupo de alcoólicos em processo de recuperação, Medellín, ColombiaEspiritualidade e religião como protetores ao uso de drogas em adolescente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ROCHA, Patrícia Rodrigues da  e  DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal. Padrão de consumo de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde: retrato de alunos de cursos lato sensu de uma instituição pública. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.42-48. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i1p41-48.

Pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, realizada com 111 alunos de cursos de Pós-Graduação lato sensu, de uma faculdade pública de enfermagem da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo foi descrever e discutir a prevalência e padrão de consumo de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde, assim como, as formas de enfrentamento do trabalhador e das instituições empregadoras. O álcool foi a droga mais utilizada, seguido pelas substâncias psicoativas. Cerca de 67,6% concordaram que o uso de drogas por funcionários pode estar relacionado ao estresse e/ou condições de trabalho. Portanto, deve-se abordar a questão das drogas no ambiente de trabalho, promovendo programas de prevenção e qualidade de vida ao trabalhador.

Palavras-chave : Alcoolismo; Drogas Ilícitas; Pessoal de Saúde; Saúde do Trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )