SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Uma caderneta que produz 'saúde´ e 'adolescentes´A constituição da subjetividade a partir de Sartre e Pirandello índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PEREIRA, Cibele  e  CHEHTER, Ethel Zimberg. Associações entre impulsividade, compulsão alimentar e obesidade em adolescentes. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 16-30. ISSN 1809-5267.

A impulsividade pode ser importante componente no âmbito da compulsão alimentar e obesidade. OBJETIVO: Apresentação de um protocolo com a utilização do Teste Palográfico para medida da impulsividade. MÉTODOS: 60 adolescentes (10-20 anos; Md: 13,97 anos; DP 2,17) de ambos os sexos foram avaliados quanto ao IMC, compulsão alimentar e impulsividade. RESULTADOS: A compulsão alimentar foi prevalente em meninas e a impulsividade em meninos; 38% da amostra estava acima do peso saudável, dos quais 13% simultaneamente com obesidade/obesidade grave, compulsão alimentar e altos escores para impulsividade. A associação entre IMC e impulsividade pontuou valores próximos do nível de significância estabelecido no estudo (chi square = 14.85, DF = 8, p = . 062). CONCLUSÃO: O Teste Palográfico mostrou boa sensibilidade e especificidade justificando a aplicação do presente protocolo em desenhos de estudos que comportem amostras maiores e que preconizem as diferenças sexuais.

Palavras-chave : Impulsividade; Compulsão alimentar; Obesidade; Adolescente; TDHA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português