Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Arquivos Brasileiros de Psicologia
versão On-line ISSN 1809-5267
Resumo
NASCIMENTO, Alexsandro Medeiros do e ROAZZI, Antonio. Religiosidade e o desenvolvimento da autoconsciência em universitários. Arq. bras. psicol. [online]. 2017, vol.69, n.2, pp.121-137. ISSN 1809-5267.
O presente estudo objetivou investigar as relações entre religiosidade e autoconsciência situacional e disposicional, fundamentando-se na hipótese de uma possível coevolução conjunta na ontogênese em estudantes universitários de distintas orientações religiosas. A amostra foi composta por 958 universitários (52,1% de sexo feminino), os quais responderam ao protocolo de pesquisa contendo Questionário Sociodemográfico, Escala de Autoconsciência Situacional, Escala de Autoconsciência Disposicional e Escala de Religiosidade Global, e os dados foram analisados através de Análise Fatorial, Anova One-Way seguida do teste das diferenças honestamente significativas (DHS) de Tukey e coeficiente de correlação de Pearson. Os achados levantaram evidências de uma sistemática interrelação entre fatores de autoconsciência situacional e disposicional e dimensões de religiosidade, corroborando a hipótese de um papel protetivo da religiosidade ao desenvolvimento dos processos autofocalizadores humanos.
Palavras-chave : Religiosidade; Autoconsciência situacional; Autoconsciência disposicional; Estímulos autofocalizadores; Desenvolvimento cognitivo.