SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1O Conceito de Mente em Wilhelm Wundt índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Psicol. pesq. v.2 n.1 Juiz de Fora jun. 2008

 

EDITORIAL

 

Estímulo para a pesquisa nos cursos de graduação em Psicologia

 

Há alguns anos a Associação Juizforana de Estudantes de Psicologia (AJEPsi) realiza anualmente o Encontro Juizforano de Psicologia (Enjupsi). Trata-se de um evento científico idealizado, planejado e implantado por alunos, sendo que praticamente todos ainda cursam a graduação na área. O evento é aberto a psicólogos e pesquisadores, mas tem como prioridade fomentar a participação discente, especialmente no que se refere à apresentação de trabalhos.

Em 2008, em decorrência do amadurecimento desse evento, foi realizado o I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes paralelamente ao Enjupsi. Também pela primeira vez, a Ajepsi selecionou os melhores trabalhos e firmou uma parceria com a Psicologia em Pesquisa para publicá-los na íntegra.

Após uma primeira avaliação por renomados especialistas convidados pela associação, os autores das melhores comunicações científicas foram convidados a preparar textos completos seguindo as normas da revista. Os artigos apresentados foram avaliados mais uma vez pelo conselho editorial do periódico, sendo que os aprovados compõem o presente número da Psicologia em Pesquisa. É preciso destacar que todos eles têm como autores principais estudantes, que, em sua maioria, cursavam em 2008 um curso de graduação em Psicologia.

Foram selecionados o ensaio teórico de Pereira e a revisão de literatura de Paiva e Silva. O primeiro analisa o conceito de mente na obra de Wundt e o segundo examinou, a partir da literatura, a ansiedade em jovens atletas, considerando os estágios psicossociais de desenvolvimento.

Quanto aos relatos de pesquisa, selecionaram-se seis textos. Gebara e Lourenço investigaram as crenças sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes a partir do relato de profissionais de saúde. Paiva, Araújo, Pereira e Lourenço pesquisaram a comorbidade entre fobia social e consumo de álcool. Lara, Ávila e Freitas analisaram a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, enfatizando tanto aspectos cognitivos quanto os afetos presentes nesse processo. Lamas, Pereira e Barbosa apresentam os resultados obtidos em um processo de orientação profissional que adotou o formato de pesquisa com intervenção com um delineamento quase-experimental. Miranda e Banhato correlacionaram qualidade de vida na terceira idade e a participação em grupos sociais. Nepomuceno e Freitas também analisaram crenças, mas, nesse caso, foram consideradas as percepções de gerentes sobre o trabalho de pessoas com deficiência.

Os leitores encontram, ainda, no presente número, uma resenha efetuada por Mota do livro Improving literacy by teaching morphemes. Por último, é apresentado, como Tema em Debate, um relato de experiência em uma residência em Psicologia Hospitalar com autoria de Veroneze, Rodrigues, Filgueiras, Leal e Benfica.

Além de a autoria principal dos textos ser de um estudante, percebe-se, também, a co-autoria de docentes. Assim, essa iniciativa da Ajepsi em parceria com a Psicologia em Pesquisa converge com as diretrizes nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, que estabelecem que a investigação científica deva ser atividade fundamental na formação inicial de psicólogos.

 

Altemir José Gonçalves Barbosa

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons