SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Contribuições de Edith Stein para a Fundamentação Filosófica da Psicologia CientíficaAtenção e Funções Executivas em Crianças com Dislexia do Desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SALVADOR, Larissa de Souza et al. Investigação dos Domínios Cognitivos de Pacientes com Síndrome de Williams Usando as Escalas Wechsler. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 200-207. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300020008.

A Síndrome de Williams (SW) é uma doença de etiologia genética, causada por microdeleções na região do cromossomo 7q11.23. Pacientes com SW podem apresentar QI verbal significativamente superior ao executivo, o que explicaria o déficit recorrente nas habilidades visoespaciais e a preservação de aspectos das habilidades verbais. O estudo teve como objetivo analisar o perfil cognitivo de uma série de casos de pacientes com SW, utilizando a Escala Wechsler de Inteligência. A amostra foi composta por dez pacientes. Os resultados apontam para um padrão de desempenho semelhante entre os participantes na escala verbal, porém o QI de execução teve maior correlação com o QI total. Foi observada uma discrepância entre habilidades verbais e não verbais em 40% dos participantes.

Palavras-chave : medidas de inteligência; escala de inteligencia Wechsler para criancas; escala de inteligencia Wechsler para adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )